Na manhã desta segunda-feira, 20 de maio de 2024, os moradores de um condomínio de pelo menos cinco torres foram surpreendidos pelo aparecimento de uma cratera. O incidente ocorreu na Avenida Ministro Petrônio Portela, próximo ao número 2.001, na Freguesia do Ó, Zona Norte da capital.
O condomínio está localizado ao lado da futura Estação Itaberaba-Vila Penteado da Linha 6-Laranja de metrô, em construção pela Acciona. Segundo relatos dos moradores, a cratera se formou por volta das 8h, após serem sentidos tremores no estacionamento e no subsolo.
Os moradores afirmam que, em abril, a Acciona, empresa responsável pelas obras, realizou uma reunião com os condôminos para alertar sobre os riscos associados à obra, mas não teria apresentado soluções para situações como essa.
Como resultado do incidente, a Avenida Ministro Petrônio Portela foi totalmente interditada. Equipes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) estão no local para monitorar o trânsito da região. Além disso, as linhas de ônibus que passam pela área estão sendo desviadas.
“As equipes técnicas do projeto e da concessionária Linha Uni já se encontram no local e neste momento não há indicativo de riscos às edificações no entorno”, segundo nota da concessionária.
O Mobilidade Sampa procurou a Defesa Civil para obter mais detalhes e aguarda retorno.
Segundo nota da SPTrans, três linhas de ônibus que circulam pela região estão sendo desviadas. Confira nota completa abaixo:
“A SPTrans informa que três linhas de ônibus estão sendo desviadas desde às 9h30 desta segunda-feira (20), em razão de interferência viária na Av. Ministro Petrônio Portela, 2000, Freguesia do Ó, sentido Centro.
Linhas afetadas:
1024/10 Jd. Carombé – Conexão Petrônio Portela
1025/10 Jd. Carombé – Conexão Petrônio Portela
1026/10 Vl. Iara – Conexão Petrônio Portela
Sentido Centro: normal pela Av. Ministro Petrônio Portela, Rua Therezinha Di Spagna Lobo, Rua Parapuã, Av. Itaberaba, Rua Itaiquara, Rua Marilândia, Rua João Pereira de Andrade, Av. Elísio Teixeira Leite, Av. Ministro Petrônio Portela, prosseguindo normal.“