A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) delineou a modernização do sistema de sinalização e energia como uma das metas prioritárias para a Linha 10-Turquesa. A empresa pretende avançar com a implantação do sistema Communication Based Train Control (CBTC) até 2024.
O CBTC é um sistema de sinalização baseado principalmente na comunicação por rádio, permitindo maior flexibilidade operacional através de blocos móveis e reduzindo consideravelmente os intervalos e a distância entre trens.
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Devido à natureza completa da renovação do sistema existente (ATC), os testes serão mais profundos, envolvendo a lógica de segurança do sistema, equipamentos de bordo e sistema de comunicação de dados.
Segundo o Relatório Integrado 2023 recentemente publicado pela estatal, estão previstas várias metas para a implantação do novo sistema de sinalização de trens em 2024:
- Fabricação e teste dos intertravamentos da sinalização CBTC.
- Fabricação e teste dos equipamentos da sinalização CBTC.
- Fabricação e teste de equipamentos de telecomunicação do CBTC.
Paralelamente à implantação do CBTC, a CPTM estabeleceu duas metas para melhorias no sistema de energia:
- Entregar a nova cabine seccionadora de Utinga.
- Assinar o contrato para a nova Subestação Santo André.
A implantação da subestação Santo André proporcionará reforço de energia ao trecho, enquanto a cabine seccionadora em Utinga garantirá a segurança e estabilidade do conjunto elétrico de alta tensão.
Segundo o plano de metas e compromissos que consta no relatório integrado da CPTM, todas essas intervenções devem ser concluídas até 2026.