A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) confirmou a baixa operacional dos trens da Série 2100. As composições, que circularam nos últimos anos na Linha 10-Turquesa e no Expresso Linha 10, estão oficialmente fora de operação.
História da Série 2100 na CPTM
Os trens foram fabricados pela CAF entre os anos de 1974 e 1977. Em 1998, algumas unidades chegaram ao Brasil, após a CPTM comprar as composições usadas pela Renfe, operadora da Espanha, que possuí exemplares do mesmo modelo em operação até os dias atuais.
O modelo circulou nas linhas 9-Esmeralda, 10-Turquesa e 11-Coral.
A Linha 10-Turquesa foi onde o “trem mais de adaptou” prestando serviço por longos anos, até sua baixa operacional.
A Série 2100 marcou um avanço significativo para a CPTM, sendo a primeira frota da companhia a contar com ar-condicionado. Logo após, a Série 2000, comprada nova na época, também incorporou essa característica e atualmente está em processo de baixa operacional gradativa.
Desativação e renovação da frota
Segundo nota da CPTM ao site Via Trolebus, “os dois últimos trens da S2100 estão em processo de baixa patrimonial e, com isso, não estão mais em operação”. Esta decisão é parte da estratégia da CPTM de modernizar sua frota, optando por trens mais novos e tecnológicos para melhorar a eficiência e o conforto dos passageiros.
Impacto e futuro da operação
A desativação dos trens da Série 2100 reflete o compromisso da CPTM em manter uma frota moderna e eficiente. A substituição por trens mais novos visa aprimorar a qualidade do serviço prestado aos usuários, oferecendo maior conforto e confiabilidade.