A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) deu início ao processo de baixa operacional dos trens da série 2000, marcando o fim de uma era para essas composições que serviram fielmente por quase 24 anos.
A primeira composição a ser retirada de circulação foi o trem K058, composto pelos carros 2012/C012/C011/2011 – 2058/C058/C057/2057, que foi rebocado para o Pátio Engenheiro Manoel Feio, onde será imobilizado até o descarte final determinado pela companhia.
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O trem baixado ainda estava no padrão azul metropolitano e atualmente servia como doador de peças para outras composições da mesma série, bem como para seus “irmãos” da série 2070.
Ao todo, a série 2000 consiste em 15 trens de oito carros, cujas primeiras unidades foram entregues em 27 de maio de 2000, durante a inauguração do Expresso Leste.
Inicialmente, esses trens operaram na Linha 11-Coral até meados de 2016, quando a CPTM começou a renovar sua frota com a chegada dos trens da série 8500, que foram gradualmente incorporados à linha 11.
Posteriormente, as composições da série 2000 foram realocadas para a Linha 12-Safira, onde substituíram progressivamente os antigos trens da série 4400. Fabricados pela CAF em parceria com a Adtranz e a Alstom, os trens da série 2000 se destacam pelo padrão diferenciado das portas em comparação com outras composições da CPTM.
Com a concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda para a ViaMobilidade, a CPTM receberá um reforço em sua frota, com a devolução gradual de trens que serão substituídos pelos novos trens da série 8900. A ViaMobilidade deve devolver cerca de 35 trens para a CPTM, dos quais dois já foram devolvidos, incluindo composições das séries 7000, 7500 e 8500.
Com a incorporação desses trens mais modernos, a CPTM encerra o ciclo de operação dos trens da série 2000. Geralmente, quando a CPTM confirma a baixa operacional de um trem, ele é cortado e vendido como sucata, a menos que haja circunstâncias especiais, como o caso do trem Toshiba, que foi enviado para operar no trem de Subúrbio em Salvador, Bahia.
O canal “Sr.CPTM” publicou um vídeo documentando o momento em que o trem K058 foi rebocado para o pátio, rumo à sua aposentadoria, marcando o início do fim de uma era na história dos trens metropolitanos em São Paulo.