CPTM apresenta projeto de expansão da Linha 13-Jade para autoridades de Guarulhos

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) revelou detalhes do projeto de expansão da Linha 13-Jade para autoridades da Prefeitura de Guarulhos. Segundo os documentos apresentados, a linha será estendida com a construção de quatro novas estações além do Aeroporto Internacional de Guarulhos, abrangendo os bairros Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso.

A responsabilidade pelas obras será transferida para a iniciativa privada, que investirá cerca de R$ 2,3 bilhões na construção de 11 km de vias férreas e quatro estações, além de melhorias no entorno por onde a linha passará.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

O projeto, elaborado pela Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado, inclui a instalação de bicicletários, a integração com linhas municipais de ônibus e a construção de um novo terminal em Bonsucesso. Para viabilizar essa expansão, o Governo do Estado planeja realizar até o final deste ano o leilão da privatização das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Com um prazo de execução e conclusão de até dez anos, a expansão também contempla a construção de mais duas estações antes de Engenheiro Goulart: as estações Cangaíba e Gabriela Mistral. Esta última proporcionará integração com o Metrô, através das linhas 2-Verde e 12-Safira dos trens metropolitanos. Essa iniciativa visa não apenas expandir a infraestrutura ferroviária, mas também melhorar a integração e a mobilidade urbana na região de Guarulhos.

Deixe um comentário