17.8 C
São Paulo
terça-feira, maio 21, 2024

CPTM apresenta projeto de expansão da Linha 13-Jade para autoridades de Guarulhos

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) revelou detalhes do projeto de expansão da Linha 13-Jade para autoridades da Prefeitura de Guarulhos. Segundo os documentos apresentados, a linha será estendida com a construção de quatro novas estações além do Aeroporto Internacional de Guarulhos, abrangendo os bairros Jardim dos Eucaliptos, São João, Presidente Dutra e Bonsucesso.

A responsabilidade pelas obras será transferida para a iniciativa privada, que investirá cerca de R$ 2,3 bilhões na construção de 11 km de vias férreas e quatro estações, além de melhorias no entorno por onde a linha passará.

O projeto, elaborado pela Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado, inclui a instalação de bicicletários, a integração com linhas municipais de ônibus e a construção de um novo terminal em Bonsucesso. Para viabilizar essa expansão, o Governo do Estado planeja realizar até o final deste ano o leilão da privatização das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

Com um prazo de execução e conclusão de até dez anos, a expansão também contempla a construção de mais duas estações antes de Engenheiro Goulart: as estações Cangaíba e Gabriela Mistral. Esta última proporcionará integração com o Metrô, através das linhas 2-Verde e 12-Safira dos trens metropolitanos. Essa iniciativa visa não apenas expandir a infraestrutura ferroviária, mas também melhorar a integração e a mobilidade urbana na região de Guarulhos.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS