Na manhã desta quinta-feira, dia 30 de maio de 2024, um acidente de colisão traseira ocorreu na rodovia dos Bandeirantes (SP-348), em Campinas, envolvendo uma carreta Volvo e um automóvel Hyundai HB20. O acidente aconteceu às 7h27 no km 82,7 da pista Norte e foi considerado de criticidade moderada, devido à extensão do congestionamento e à interdição parcial da via por mais de 30 minutos.
De acordo com a dinâmica do acidente, a carreta Volvo trafegava pela faixa 2 quando colidiu com a traseira do Hyundai HB20, que também trafegava na mesma faixa. O impacto fez com que o automóvel rodasse sobre as faixas, chocando-se contra as defensas metálicas do acostamento com as partes frontal e traseira e parando entre as faixas 1 e 2. A carreta conseguiu parar no acostamento.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
As condições climáticas eram boas no momento do acidente. Recursos internos da concessionária CCR ViaOeste e a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) foram acionados para gerenciar a situação.
As faixas 1 e 2, além do acostamento, foram bloqueadas imediatamente após o acidente e liberadas às 7h57, permitindo a normalização do tráfego. No entanto, o congestionamento chegou a 4,7 km, do km 78 ao km 82,7 e durou até as 8h47. O automóvel HB20 foi removido por um guincho leve da concessionária e levado até a base da PMRv no km 85 Sul da SP-348. A carreta seguiu viagem até a base policial.
No acidente, houve duas vítimas: o motorista do HB20 sofreu ferimentos leves, enquanto o condutor da carreta saiu ileso. O acidente resultou em danos às defensas metálicas do acostamento, mas não houve necessidade de transbordo ou destombamento dos veículos, pois nenhum deles tombou na pista.