BlaBlaCar fecha rodada de financiamento para impulsionar suas ambições de crescimento externo

A BlaBlaCar anunciou que fechou uma linha de crédito renovável de 100 milhões de euros (cerca de R$ 540 milhões) para impulsionar suas ambições de crescimento externo, afirmando sua posição como líder no segmento de viagens compartilhadas. A empresa também anuncia, pela primeira vez, que alcançou lucro operacional nos últimos 24 meses. Os anúncios marcam uma nova fase de crescimento rentável para a BlaBlaCar, que continua a consolidar sua estratégia multimodal, reduzindo a pegada de carbono das viagens realizadas pela plataforma em 2 milhões de toneladas de CO2 em 2023.

O objetivo é ampliar a estratégia multimodal da BlaBlaCar, combinando os diversos modais de transporte compartilhado oferecidos pela plataforma  com a cobertura extensiva de sua rede de caronas, expandindo esse modelo para além dos 21 países onde opera.

Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram

“Este investimento de 100 milhões de euros nos permitirá uma estratégia ambiciosa de crescimento externo, uma vez que estamos explorando diferentes oportunidades. Combinado com o nosso contínuo investimento em inovação, fusões e aquisições, são ferramentas que nos ajudarão a alcançar a liderança de mercado mais rapidamente”, afirma Nicolas Brusson, cofundador e CEO da BlaBlaCar.

Esse modelo já foi implementado na França por meio da aquisição da Ouibus em 2019, resultando no estabelecimento da rede de ônibus da BlaBlaCar em toda a Europa Ocidental. Paralelamente, na Europa Oriental e no Brasil, a aquisição da Busfor e o desenvolvimento do seu próprio mercado de ônibus permitiram à BlaBlaCar liderar a transição do setor de ônibus do offline para o online. 

Performance recorde em 2023, alcançando  crescimento de 29% na receita e atingindo lucratividade

A injeção de capital segue a forte performance que a empresa teve em  2023. 80 milhões de passageiros reservaram uma viagem de ônibus ou carona com a BlaBlaCar no último ano. Isso representa um crescimento de 23% em comparação a 2022. O crescimento tem ainda mais destaque em mercados emergentes como o Brasil e a Índia, que apresentaram taxas de crescimento de três dígitos. Como resultado, o Brasil se tornou o líder mundial  da BlaBlaCar em caronas em 2023.

A empresa registrou receita de 253 milhões de euros – um aumento de 29% em relação ao ano anterior. E, pela primeira vez, alcançou lucratividade por 24 meses, encerrando o ano de 2023 com EBITDA positivo, iniciando uma nova fase de crescimento rentável.

Esse sólido desempenho financeiro é resultado da monetização progressiva de novos mercados de caronas e da reestruturação do negócio de ônibus na Europa Ocidental. A empresa também está vivenciando os resultados positivos da estratégia multimodal iniciada em 2019, que vem criando uma forte proposta de valor para os usuários da plataforma e possibilitou poderosas sinergias entre os diferentes modais de transporte.

Além disso, a empresa também se beneficia das mudanças no cenário atual: o aumento nos preços da energia, combinado à crescente conscientização  climática, despertou um interesse crescente entre os viajantes nas soluções de mobilidade compartilhadas e acessíveis da BlaBlaCar, demonstrando a natureza anticíclica de seus serviços.

“Olhando para o futuro, a maneira como operamos está voltada para alcançar um crescimento lucrativo como um princípio fundamental. Este marco demonstra a maturidade e a estabilidade financeira da BlaBlaCar. No entanto, devemos permanecer humildes: ainda há um longo caminho a percorrer em nossa jornada para tornar as viagens mais sustentáveis e humanas. Esse passo nos permite prosseguir com nossa missão com confiança. E hoje, nos permite financiar novos projetos, incentivar novas inovações e explorar novas aquisições”, comenta Brusson.

2 milhões de toneladas de CO2 economizadas em 2023

Essa crescente atividade também se traduz em um impacto cada vez mais positivo na mobilidade ao redor do mundo. Ao otimizar os lugares vazios em carros e ônibus e incentivar viagens compartilhadas, a BlaBlaCar ajudou a reduzir a pegada de carbono das viagens em 2 milhões de toneladas de CO2 apenas em 2023.

Nesse sentido, as autoridades públicas também estão desenvolvendo uma série de mecanismos para apoiar a adoção da mobilidade compartilhada: desde um plano de caronas dedicado na França até certificados de economia de energia na Espanha.

“Com essas medidas, os governos estão reconhecendo que a carona é uma solução eficaz, direcionada e imediata para nossos desafios atuais e futuros. Está mais claro do que nunca que, para diminuir gastos, dependência de combustíveis fósseis e pegada de carbono, nossos hábitos de viagem precisam mudar. A mobilidade compartilhada é parte da solução: a BlaBlaCar trouxe e continuará levando essa visão a todos, incluindo indivíduos, empresas, governos e demais grupos interessados na transição para uma mobilidade mais sustentável e inclusiva”, conclui Brusson.

Deixe um comentário