18.8 C
São Paulo
segunda-feira, maio 27, 2024

Alerta de ressaca no Litoral de São Paulo e Rio de Janeiro: ondas de até 3 metros preocupam autoridades

Municípios litorâneos de São Paulo e Rio de Janeiro estão em estado de atenção devido a um alerta de ressaca no mar, com possibilidade de ondas atingindo até 3 metros de altura. O aviso, emitido pela Marinha, está vigente entre esta quinta-feira (16) e a manhã de sábado (18), devido à passagem de uma frente fria pelo oceano, que começou a se afastar da região Sudeste desde a última terça-feira (14).

De acordo com a Marinha, a ressaca no mar deverá ocorrer entre a Baixada Santista e Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas fortes de direção sudoeste a sul. Desde terça-feira, moradores e visitantes da cidade de Santos já observam o mar mais agitado e com altura significativa.

O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Unisanta (NPH-Unisanta), em pesquisa conjunta com a Defesa Civil de Santos, prevê que o mar continuará agitado até a próxima segunda-feira (20), com picos de maré de até 1,6 metro na Baía de Santos e 1,9 metro no interior do estuário na madrugada de domingo (19).

A Prefeitura de Santos alerta para possíveis impactos em estruturas urbanas costeiras e recomenda que as pessoas evitem práticas náuticas durante o período de mar agitado. O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro também emitiu alerta, destacando a presença de fortes correntes de retorno e o risco de inundação costeira e erosão.

Além das preocupações com a ressaca, o litoral paulista também enfrentará o retorno do calor, após dois dias mais frios e chuvosos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temperaturas máximas de até 39ºC na sexta-feira (17) no Rio de Janeiro e de até 31ºC nesta quinta-feira (16) em São Paulo. A previsão é que o calor persista até o final de semana, com possibilidade de chuvas no domingo.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS