20.2 C
São Paulo
sexta-feira, maio 24, 2024

Ações do Sindicato de Motoristas e Cobradores afetam operação em terminais de São Paulo

Na manhã desta quinta-feira, 16 de maio de 2024, os terminais de ônibus em São Paulo foram impactados por ações promovidas pelo sindicato de motoristas e cobradores, gerando transtornos para os passageiros da capital paulista. Locais como Santo Amaro, na Zona Sul, e Parque Dom Pedro II, no Centro, foram especialmente afetados.

Em Santo Amaro, os passageiros foram obrigados a desembarcar dos ônibus, enquanto no Parque Dom Pedro II, o terminal ficou fechado por cerca de dez minutos. Essas intercorrências refletem a continuidade do estado de greve da categoria, decidido em assembleia realizada na quarta-feira, 15 de maio de 2024.

O sindicato dos trabalhadores do sistema de transportes de São Paulo, em campanha salarial, alertou sobre a possibilidade de uma paralisação de 24 horas no dia 30 de maio de 2024, caso não haja acordo com as empresas. As mobilizações iniciaram-se nesta quinta-feira, com distribuição de jornais do sindicato em garagens e discursos em carros de som nos terminais Santana, Pq. Dom Pedro, Santo Amaro, Lapa, A.E. Carvalho e Varginha, a partir das 10h.

As demandas dos trabalhadores incluem reajuste salarial e de benefícios econômicos, pagamento de PLR, convênio médico, redução da jornada de trabalho e questões específicas dos setores de manutenção. O sindicato rejeitou a proposta inicial das empresas, que ofereciam 2,77% de reajuste pelo IPC-FIPE, considerado insuficiente.

Em resposta, a SPTrans, gerenciadora dos transportes da cidade, repudiou os atos que privam a população de acessar o serviço essencial de transporte público, registrando boletim de ocorrência. A SPTrans detalhou os períodos de bloqueios, reforçando o impacto negativo dessas ações na vida dos usuários do transporte coletivo na cidade.

Confira nota completa da gerenciadora abaixo:

“A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, repudia os atos que privam a população de acessar o serviço essencial de transporte público. Um Boletim de Ocorrência será registrado junto à polícia, para que sejam responsabilizados aqueles que impediram o acesso da população a terminais de ônibus na cidade nesta quinta-feira (16).

O fluxo nos dois terminais está normalizado no momento. A SPTrans acionou o policiamento com o objetivo de manter o serviço de transporte público aos passageiros. As equipes de campo também estão nos terminais para prestar apoio à operação.

Entre 10h48 e 11h38 dessa quinta-feira (16), a saída de coletivos foi bloqueada no Terminal Santo Amaro, pela Av. Pe. José Maria, 400, sem qualquer aviso prévio aos passageiros. Já no Terminal Pq. D. Pedro II, os manifestantes impediram a entrada/saída dos ônibus entre 11h10 e 11h23.”

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS