20.2 C
São Paulo
sexta-feira, maio 24, 2024

ViaQuatro solicita licença ambiental para extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra

A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo anunciou que recebeu o pedido de licença ambiental prévia da concessionária ViaQuatro para as obras de extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra. O pedido foi acompanhado da apresentação de um relatório ambiental preliminar (RAP).

O plano de expansão da Linha 4, que atualmente vai de Vila Sônia até Luz, está na fase de projeto executivo. Com a extensão, serão adicionados mais 3,3 quilômetros à linha, totalizando 13 estações entre Luz e Taboão, e espera-se atender a um acréscimo de 80 mil passageiros por dia.

O Governo de São Paulo divulgou em comunicado os prazos previstos para o início das obras. A previsão é de que as construções tenham início em dezembro deste ano, com as operações iniciando em 2028.

O secretário executivo de Parcerias em Investimento, André Isper Rodrigues Barnabé, ressaltou a importância do projeto, destacando que essa será possivelmente a primeira linha da rede metroviária a ultrapassar os limites da capital. Ele afirmou que, uma vez aprovado o projeto e o orçamento, as obras serão iniciadas.

A nova estação terá 35 metros de profundidade e o trecho contará com pouco mais de 3,3 km de distância da estação Vila Sônia, com outra estação construída na altura da Chácara do Jockey. A expansão está estimada em R$ 3,2 bilhões e utilizará parte da antiga sede da Niasi para a construção da estação.

A estação contará com duas entradas, uma na Sorana Sul e outra na pista oposta da Régis Bittencourt, provavelmente por meio de uma passagem subterrânea. Além disso, será construído um terminal de ônibus intermunicipal próximo à estação para atender passageiros de cidades como Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço e Embu-Guaçu. A localização do terminal será próximo da Rua José Soares de Azevedo, no Largo do Taboão, e comerciantes próximos poderão ser afetados pela desapropriação necessária para o projeto.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS