ViaMobilidade realiza simulado de operação Paese para aprimorar atendimento aos passageiros

A ViaMobilidade realizou nesta terça-feira, 23 de abril, na Estação Pinheiros, um simulado para aprimorar o atendimento aos passageiros durante eventuais ações de acionamento da operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Segundo a concessionária, a atividade tem o objetivo de preparar o time de colaboradores para situações pontuais de emergência, nas quais a prestação de serviço de transporte por trilhos precise contar com apoio complementar de ônibus, permitindo que os passageiros possam chegar aos seus destinos.

O Mobilidade Sampa acompanhou o treinamento da operação Paese que simulou uma ocorrência entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim, da Linha 9-Esmeralda, incluindo também a Estação Hebraica-Rebouças no meio do trajeto. Mais de 20 colaboradores das duas linhas participaram do procedimento para colocar em prática um plano emergencial de atendimento, com trabalhos de posicionamento de equipes de campo, sinalização, comunicação sonora, utilização de megafones e organização de filas.

Foto: Igor Roberto/Grupo PLN

A operação Paese ocorre em situações de interrupção na circulação de trens, em um trecho ou em toda a extensão da linha, por razões emergenciais ou programadas. Para a efetivação do plano, os ônibus são direcionados para o local de atendimento, após o CCO (Centro de Controle Operacional) da ViaMobilidade acionar o departamento homólogo da SPTrans ou da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), dependendo da região a ser atendida. Feito o pedido, uma quantidade determinada de veículos é deslocada às estações envolvidas na solicitação, conforme a demanda prevista de passageiros.

Foto: Igor Roberto/Grupo PLN

“O objetivo deste simulado é deixar nossas equipes mais preparadas para melhor atender e orientar nossos clientes em situações de emergência. Para cada fase, contamos com avaliadores que analisam etapas quantitativas e qualitativas do processo”, explicou o gerente de atendimento da ViaMobilidade Linhas 8 e 9, Erick Nicolau.

A ViaMobilidade desenvolveu um protocolo para a operação dos ônibus, a fim de melhor atender aos passageiros, envolvendo placas e sinalizações que compõem um kit direcionador para a operação Paese, além de contemplar o posicionamento estratégico dos AAS (Agentes de Atendimento e Segurança).

Foto: Igor Roberto/Grupo PLN

O protocolo da concessionária visa coordenar as ações da estratégia para situações de contingência, tanto em interrupções programadas quanto em cenários emergenciais. Para isso, a empresa levou em consideração o tempo e a extensão da interrupção, a quantidade e as características das estações envolvidas, o viário a ser percorrido pelos ônibus e a demanda de passageiros no horário de interrupção, entre outros aspectos.

Deixe um comentário