Em um ritmo impressionante de avanço, o tatuzão responsável pela escavação dos túneis da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo continua a percorrer seu caminho subterrâneo, alcançando mais um marco significativo em seu trajeto.
No final de janeiro, o tatuzão, batizado de Maria Leopoldina, chegou à futura estação PUC-Cardoso de Almeida, representando um avanço notável em seu progresso. Em menos de três meses desde então, a tuneladora alcançou sua próxima parada no sentido São Joaquim: a estação VSE Pacaembu.
A informação foi confirmada pela Linha Uni ao Mobilidade Sampa, que anunciou: “A chegada do Tatuzão Maria Leopoldina ao VSE Pacaembu aconteceu na última terça-feira, 16. A tuneladora avançou subterraneamente 698,16 metros, desde a Estação PUC – Cardoso de Almeida.” O poço atingiu a marca de 64,31% de conclusão, demonstrando o avanço significativo nas obras.
Em março, outra tuneladora que escava no sentido norte também alcançou um importante marco, chegando à futura estação Itaberaba-Vila Penteado. Esses avanços representam o progresso contínuo do projeto da Linha 6-Laranja, que tem como objetivo conectar os bairros da Brasilândia e São Joaquim.
A previsão do governo estadual é entregar toda a Linha 6 até 2027, proporcionando uma importante melhoria na mobilidade urbana da região metropolitana de São Paulo e beneficiando milhões de passageiros diariamente.