Tatuzão conclui etapa crucial na ampliação da Linha 2-Verde do Metrô

O maior Tatuzão da América Latina atingiu um marco significativo na expansão da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, ao concluir mais uma etapa na construção dos túneis. Na terça-feira (16), a tuneladora, apelidada de “Cora Coralina”, chegou ao poço Coxim, na Zona Leste da capital paulista, após escavar e revestir com concreto uma extensão de 432 metros desde a estação Vila Formosa.

Durante os 23 dias de escavação, foram utilizados 183 anéis de concreto para revestir o túnel, removendo cerca de 30 mil metros cúbicos de terra ao longo do percurso. Agora, a máquina passará por ajustes e será reposicionada para dar início à próxima etapa de escavação, em direção à estação Anália Franco, o que deve levar cerca de 20 dias.

Com uma capacidade de escavar e revestir até 15 metros por dia, a “Cora Coralina” é equipada com uma roda de corte de 11,66 metros de diâmetro, a maior do tipo em operação na América Latina. O processo de operação envolve até 150 pessoas, distribuídas em três turnos diários, incluindo engenheiros, mecânicos, técnicos e eletricistas.

A tuneladora, com aproximadamente 100 metros de comprimento e 500 toneladas, tem a missão de escavar e revestir com anéis de concreto uma extensão total de 7,5 quilômetros de túneis. Além da própria máquina, a estrutura inclui o chamado “backup”, composto por esteiras para remoção de terra, câmara hiperbárica, sistema de ventilação e estrutura para a colocação das aduelas de concreto que revestem o túnel, entre outros acessórios.

A ampliação da Linha 2-Verde, com um investimento de R$ 13,4 bilhões, visa construir mais 8,4 quilômetros de vias e oito novas estações, ligando a Vila Prudente à Penha, atravessando a zona leste de São Paulo. A primeira etapa, de Vila Prudente a Vila Formosa, está prevista para ser concluída até 2026, enquanto o segundo trecho, de Vila Formosa a Penha, está programado para 2027. Quando finalizada, a nova extensão da Linha 2-Verde promete agilizar o deslocamento dos moradores da região leste, facilitar o acesso a outras áreas da cidade e aliviar a demanda nas demais linhas de metrô e trem, proporcionando mais conforto aos passageiros.

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