Durante uma entrevista à rádio Bandeirantes, o secretário de Parcerias e Investimentos de São Paulo, Rafael Benini, detalhou dois projetos de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que estão sendo considerados para instalação no interior do estado.
Em relação ao prazo para a implementação do Trem Intercidades (TIC) entre São Paulo e Santos, também conhecido como eixo sul, Benini mencionou que a secretaria está em negociação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a contratação de diversos projetos, incluindo o TIC São José dos Campos, o TIC Santos do VLT em Sorocaba e o VLT em Campinas.
Os dois eixos de transporte teriam os seguintes trajetos:
- VLT de Sorocaba: O projeto envolve a ligação de norte a sul da cidade de Sorocaba, com uma conexão planejada com o Trem Intercidades. No entanto, Benini não comprometeu-se com prazos específicos para a conclusão desta obra.
- VLT de Campinas: Este projeto partiria da estação do TIC até Hortalândia e Sumaré, além de ter uma ligação com o Aeroporto de Viracopos. Assim como o VLT de Sorocaba, não foram estabelecidos prazos definitivos para as obras deste eixo de transporte.
Benini também mencionou a possibilidade de conectar o VLT de Sorocaba ao TIC Sorocaba, permitindo a ligação da cidade com São Paulo. O leilão para este projeto está previsto para ocorrer em 2025.
Por outro lado, o VLT de Campinas será conectado ao TIC SP-Campinas, cujo leilão foi recentemente realizado, com o início dos serviços previsto para 2031.