A prefeitura de Ribeirão Preto, a RP Mobi e o consórcio PróUrbano, por meio do programa Ribeirão Mobilidade, iniciaram nesta segunda-feira, dia 15 de abril, o teste de um ônibus chinês 100% elétrico e com ar condicionado para o transporte coletivo urbano. O veículo foi apresentado às autoridades, imprensa e a população em uma volta experimental, que saiu da Estação Sul (Terminal Shopping) em direção a estação Praça das Bandeiras (em frente à Catedral).
O veículo elétrico em teste é o modelo Azure A12BR, que traz a tecnologia mais avançada de eletromobilidade para Ribeirão Preto. Desenvolvido para atender ao mercado brasileiro, este ônibus se diferencia por dispor de avançados sistemas que conferem maior conforto e acessibilidade aos usuários. O seu exclusivo sistema de piso baixo total, sem degraus, associado a um dispositivo de ajoelhamento da suspensão, proporciona facilidade e agilidade no embarque e desembarque de passageiros.
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“Esse ônibus tem ar condicionado, suspensão pneumática (mais silencioso), tem câmeras internas e externas, entradas para carregar celular, e também é 100% elétrico, não emitindo poluentes. Ao longo deste teste, iremos analisar o comportamento do veículo, a durabilidade da bateria, itens de segurança e o conforto para que possamos junto com o consórcio operador do transporte coletivo na cidade ter as melhores informações na eventualidade do início eletrificação da frota de ônibus de Ribeirão Preto. Esperamos fazer ainda neste ano. É uma frota que caminha para ser mais sustentável e ser menos agressiva”, afirmou o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.
O diretor superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, disse que as pessoas vão começar a entender e usar o transporte eletrificado, que é 100% elétrico. “Esse carro particularmente tem autonomia um pouco maior do que o veículo elétrico já está andando em Ribeirão Preto desde semana passada. A partir disso, vamos fazer os testes e comparar. A intenção é que implante esse modelo de veículo na cidade mesmo que seja de modo modesto.”
Ainda, o dirigente da empresa de mobilidade urbana afirmou que haverá uma comparação de autonomia como a recarga que é fundamental para que o carro não saia da linha e rode o maior tempo possível. “Então, quanto mais rodar o veículo na rua com a mesma bateria será melhor. Iremos também levar em consideração que Ribeirão é uma cidade com o clima quente, e o ar condicionado terá que ser dimensionado pra atender uma quantidade maior de passageiros em um corredor de alta demanda”, acrescentou.
O ônibus elétrico produzido na China dispõe de um sistema de climatização diferenciado, que foi testado e aprovado em Cuiabá como também em Dubai durante a COP 28, e que certamente agradará a população de Ribeirão Preto, que convive naturalmente com altas temperaturas em grande parte do ano. O sistema de ar-condicionado ecológico do Azure possui saídas de ar individuais nas laterais, sem dutos, que oferece um ambiente uniformemente climatizado em qualquer estação do ano, comodidade que é complementada por vidros com tratamento UV e isolamento térmico nas paredes do veículo.
Todos os motoristas e operadores envolvidos no teste, receberam um treinamento com foco na direção defensiva e econômica, para maximizar o desempenho do veículo, incluindo o uso correto do sistema de freios regenerativos, que pode aumentar a autonomia em até 30%, reduzindo ainda mais o custo da operação.
O veículo passará por teste na linha 902 Norte-Sul 2, que liga a região Norte ao Ribeirão Shopping.
Ficha técnica do ônibus elétrico:
- Dimensão total (mm) 12.200 * 2.530 * 3.335
- Distância entre eixos (mm) 5.900
- Distância ao solo mínima (mm) ≥ 370
- Altura interna do ônibus (mm) ≥ 2.100
- Capacidade de passageiros: 70 pessoas
- Autonomia de ônibus (km) 270-300
MOTOR
- Tipo motor síncrono de ímã permanente
- Posição traseira
- Potência máxima (kw) 370 Kw
- Potência contínua KW 260 KW
- Torque máximo Nm 3.445 Nm
- Toque contínuo Nm 1.970 Nm
- Velocidade operacional máxima 3.400 Rpm
BATERIA
- Tipo de bateria fosfato de ferro lítio (LFP)
- Capacidade de armazenamento (kWh) 385 kWh
- Garantia 8 anos ou 500.000 km
- Posto de carga de 160 Kwh inferior a 3 horas
CHASSIS
- Tipo de corredor piso baixo total
- Freios freio a disco Wabco EBS, ABS e ESC
- Sistema de recuperação de freios – freio regenerativo
- Dois itinerários, na posição frontal e lateral
- Rampa de acesso para cadeira de rodas
Mais informações do ônibus elétrico:
CARROCERIA
- Ar-condicionado: Valeo C C 355-E REVO® E 110.000 BTU/h (32Kw)
- Rádio DVD player de disco rígido com função de rádio
- Relógio digital com amostra de temperatura e umidade
- Interfaces de carregamento USB – instalado na parede lateral ao lado de assentos a área para cadeiras de rodas
- Iluminação interna luzes LED com duas fileiras
- Iluminação conjunto óptico com faróis redondos de LED divididos, luz diurna, luz de freio de posição alta
- Botão especial para área de cadeira de rodas com som diferente para alerta ao condutor
- Piso bamboo com revestimento antiderrapante
- Acessibilidade: Rampa manual para passageiros com mobilidade reduzia na porta