Ribeirão Preto inicia teste de ônibus chinês em busca de eficiência sob altas temperaturas

A prefeitura de Ribeirão Preto, a RP Mobi e o consórcio PróUrbano, por meio do programa Ribeirão Mobilidade, iniciaram nesta segunda-feira, dia 15 de abril, o teste de um ônibus chinês 100% elétrico e com ar condicionado para o transporte coletivo urbano.  O veículo foi apresentado às autoridades, imprensa e a população em uma volta experimental, que saiu da Estação Sul (Terminal Shopping) em direção a estação Praça das Bandeiras (em frente à Catedral).

O veículo elétrico em teste é o modelo Azure A12BR, que traz a tecnologia mais avançada de eletromobilidade para Ribeirão Preto. Desenvolvido para atender ao mercado brasileiro, este ônibus se diferencia por dispor de avançados sistemas que conferem maior conforto e acessibilidade aos usuários. O seu exclusivo sistema de piso baixo total, sem degraus, associado a um dispositivo de ajoelhamento da suspensão, proporciona facilidade e agilidade no embarque e desembarque de passageiros.

“Esse ônibus tem ar condicionado, suspensão pneumática (mais silencioso), tem câmeras internas e externas, entradas para carregar celular, e também é 100% elétrico, não emitindo poluentes. Ao longo deste teste, iremos analisar o comportamento do veículo, a durabilidade da bateria, itens de segurança e o conforto para que possamos junto com o consórcio operador do transporte coletivo na cidade ter as melhores informações na eventualidade do início eletrificação da frota de ônibus de Ribeirão Preto. Esperamos fazer ainda neste ano. É uma frota que caminha para ser mais sustentável e ser menos agressiva”, afirmou o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira.

O diretor superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli, disse que as pessoas vão começar a entender e usar o transporte eletrificado, que é 100% elétrico. “Esse carro particularmente tem autonomia um pouco maior do que o veículo elétrico já está andando em Ribeirão Preto desde semana passada. A partir disso, vamos fazer os testes e comparar. A intenção é que implante esse modelo de veículo na cidade mesmo que seja de modo modesto.”

Ainda, o dirigente da empresa de mobilidade urbana afirmou que haverá uma comparação de autonomia como a recarga que é fundamental para que o carro não saia da linha e rode o maior tempo possível. “Então, quanto mais rodar o veículo na rua com a mesma bateria será melhor. Iremos também levar em consideração que Ribeirão é uma cidade com o clima quente, e o ar condicionado terá que ser dimensionado pra atender uma quantidade maior de passageiros em um corredor de alta demanda”, acrescentou.

Foto: Divulgação

O ônibus elétrico produzido na China dispõe de um sistema de climatização diferenciado, que foi testado e aprovado em Cuiabá como também em Dubai durante a COP 28, e que certamente agradará a população de Ribeirão Preto, que convive naturalmente com altas temperaturas em grande parte do ano.  O sistema de ar-condicionado ecológico do Azure possui saídas de ar individuais nas laterais, sem dutos, que oferece um ambiente uniformemente climatizado em qualquer estação do ano, comodidade que é complementada por vidros com tratamento UV e isolamento térmico nas paredes do veículo.

Todos os motoristas e operadores envolvidos no teste, receberam um treinamento com foco na direção defensiva e econômica, para maximizar o desempenho do veículo, incluindo o uso correto do sistema de freios regenerativos, que pode aumentar a autonomia em até 30%, reduzindo ainda mais o custo da operação.

O veículo passará por teste na linha 902 Norte-Sul 2, que liga a região Norte ao Ribeirão Shopping.

Ficha técnica do ônibus elétrico:

  • Dimensão total (mm) 12.200 * 2.530 * 3.335
  • Distância entre eixos (mm) 5.900
  • Distância ao solo mínima (mm) ≥ 370
  • Altura interna do ônibus (mm) ≥ 2.100
  • Capacidade de passageiros: 70 pessoas
  • Autonomia de ônibus (km) 270-300

MOTOR

  • Tipo motor síncrono de ímã permanente
  • Posição traseira
  • Potência máxima (kw) 370 Kw
  • Potência contínua KW 260 KW
  • Torque máximo Nm 3.445 Nm
  • Toque contínuo Nm 1.970 Nm
  • Velocidade operacional máxima 3.400 Rpm

BATERIA

  • Tipo de bateria fosfato de ferro lítio (LFP)
  • Capacidade de armazenamento (kWh) 385 kWh
  • Garantia 8 anos ou 500.000 km
  • Posto de carga de 160 Kwh inferior a 3 horas

CHASSIS

  • Tipo de corredor piso baixo total
  • Freios freio a disco Wabco EBS, ABS e ESC
  • Sistema de recuperação de freios – freio regenerativo
  • Dois itinerários, na posição frontal e lateral
  • Rampa de acesso para cadeira de rodas

Mais informações do ônibus elétrico:

CARROCERIA

  • Ar-condicionado: Valeo C C 355-E REVO® E 110.000 BTU/h (32Kw)
  • Rádio DVD player de disco rígido com função de rádio
  • Relógio digital com amostra de temperatura e umidade
  • Interfaces de carregamento USB – instalado na parede lateral ao lado de assentos a área para cadeiras de rodas
  • Iluminação interna luzes LED com duas fileiras
  • Iluminação conjunto óptico com faróis redondos de LED divididos, luz diurna, luz de freio de posição alta
  • Botão especial para área de cadeira de rodas com som diferente para alerta ao condutor
  • Piso bamboo com revestimento antiderrapante
  • Acessibilidade: Rampa manual para passageiros com mobilidade reduzia na porta

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