21.1 C
São Paulo
quinta-feira, abril 25, 2024

Metrô de São Paulo adia licitação para projeto da Linha 20-Rosa

Nesta terça-feira, 2 de abril de 2024, o Metrô de São Paulo anunciou o adiamento da licitação 10019740, destinada à contratação de serviços técnicos especializados de engenharia para o desenvolvimento do projeto da Linha 20-Rosa.

A abertura das propostas, inicialmente programada para quarta-feira (3), foi transferida para o próximo dia 24 de março, às 14h00, em um edifício administrativo do Estado, em um processo presencial.

Após a seleção da empresa ou consórcio vencedor do contrato, caberá a eles atuar no projeto da nova linha de metrô, que partirá da capital. A companhia já realizou audiências públicas sobre este tema.

Mapa da futura Linha 20-Rosa do Metrô de São Paulo

A Linha 20-Rosa, quando concretizada, será o primeiro meio de transporte de alta capacidade para o ABC Paulista, desde a implantação da Linha 10-Turquesa.

Isso se dá em virtude do cancelamento da Linha 18-Bronze, um sistema de monotrilho similar ao da Linha 15-Prata, de média capacidade, durante a gestão do então governador João Doria. Paralelamente a isso, todas as linhas intermunicipais dos sete municípios do ABC foram concedidas a uma única empresa.

Essa empresa, por meio de um aditivo contratual, será responsável pela construção e operação do BRT ABC, que substituirá o monotrilho. O BRT, feito com ônibus, terá capacidade de transporte menor que um metrô e estará sujeito a interferências corriqueiras na região, como trânsito e alagamentos.

A Linha 20-Rosa, que partirá da região da Água Branca até Santo André, contará com 24 estações e uma extensão de 31,1 km. Além de atender São Paulo, a linha se estenderá aos municípios de São Bernardo do Campo e Santo André, com três estações em Santo André (Príncipe de Gales, Portugal e Santo André), integrando-se à Linha 10-Turquesa da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A linha também está prevista para integrar-se com a futura Linha 22-Marrom.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS