Um vídeo que circula pelas redes sociais capturou o momento em que dois homens retiram um passageiro de dentro de um ônibus do transporte público de São Paulo, deixando-o desacordado na calçada sem prestar socorro. As imagens, divulgadas pelo perfil Alvarenga TV, documentam um incidente ocorrido por volta das 19h40 desta segunda-feira, 1º de abril de 2024, na Avenida Ângelo Cristianini, no bairro Cidade Ademar.
O ônibus parou em um ponto localizado em frente a uma farmácia e clínica dentária, a cerca de um quilômetro do 98º Distrito Policial. No vídeo, é possível observar claramente o veículo parando, a porta se abrindo e dois indivíduos carregando o passageiro pelos braços, colocando-o na calçada antes de continuarem a viagem.
Testemunhas que estavam no ponto e presenciaram a ação imediatamente acionaram a Polícia e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prestaram socorro à vítima. A pessoa estava sem documentos, mas com remédios para convulsão em sua mochila. Até o momento, não foi divulgado publicamente seu estado de saúde ou identidade.
Em resposta ao incidente, a SPTrans emitiu uma nota oficial repudiando veementemente a conduta exibida nas imagens. A empresa também informou que acionou as empresas que operam na via para que investiguem o ocorrido, identifiquem os responsáveis e apliquem as medidas disciplinares cabíveis diante do comportamento inadequado.
De acordo com as informações levantadas pelo Mobilidade Sampa, o coletivo envolvido no incidente pertence à MobiBrasil empresa que opera linhas na região.
O Mobilidade Sampa tentou contato com a empresa, no entanto, não obteve sucesso e mantém o espaço aberto para respostas, caso a concessionária decida se manifestar.