Governo de São Paulo retoma obras do Rodoanel Norte após oito anos de atraso

Após oito anos de atraso na entrega do complexo rodoviário, o governo de São Paulo liberou nesta quinta-feira (25) a retomada das obras do trecho Norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021). A construção, que deveria ter sido concluída inicialmente em 2016, enfrentou sucessivos atrasos em quatro gestões diferentes de governadores do PSDB.

A previsão da Via Appia, empresa responsável pela administração do trecho e pela cobrança de pedágio após a conclusão, é que o primeiro trecho seja entregue já no próximo ano, em 2025, com a obra total finalizada até 2026. O investimento estimado para retomada é de R$ 2,5 bilhões, com mais de 10 mil empregos previstos até a conclusão.

O contrato entre o governo de SP e a Via Appia Fip Infraestrutura, da Corretora Sita, vencedora do leilão realizado no ano passado, é de R$ 3,4 bilhões, incluindo a implantação do sistema de pedágios, contratação de pessoal e manutenção. A retomada das obras ocorre seis meses antes do previsto pela atual gestão.

Para garantir agilidade e eficiência, as obras foram divididas em dois trechos: o primeiro entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, com entrega prevista para setembro de 2025; e o segundo da Fernão Dias até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, na capital, com conclusão até setembro de 2026.

O trecho Norte do Rodoanel tem 44 km de extensão e passa pelos municípios de São Paulo, Arujá e Guarulhos, na Grande São Paulo. Com a conclusão, o Rodoanel, que liga todas as principais rodovias que chegam à capital, contará com 175 quilômetros de extensão.

Os quatro pontos de cobrança de pedágio serão sem cabines, com pagamento realizado por tags ou aplicativos. O governo paulista destaca que o Rodoanel Norte também melhorará a infraestrutura viária e logística na Grande São Paulo, reduzindo o tempo das viagens e a poluição atmosférica e sonora, além de facilitar o acesso ao Porto de Santos, ampliando a capacidade de escoamento das exportações e importações nacionais.

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