As obras do Pátio Morro Grande, parte integrante da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, alcançaram um marco significativo. Todas as vias destinadas ao estacionamento e manutenção dos trens foram implantadas e niveladas, conforme anunciado em uma publicação nas redes sociais.
Um total impressionante de 8.716,75 metros de trilhos foram instalados para compor as vias do pátio, que servirá como a base de manutenção da Linha 6. Esses trilhos foram utilizados na construção do estacionamento de trens, espaços de manutenção dentro do galpão e vias de testes, entre outras finalidades.
A conclusão desta etapa da via permanente é crucial, pois permitirá que as composições e os veículos de manutenção sejam adequadamente alocados assim que estiverem prontos.
Embora essa etapa tenha sido concluída, as obras no Pátio Morro Grande ainda estão em andamento em várias disciplinas. Um prédio administrativo está sendo construído para abrigar o novo Centro de Controle Operacional (CCO).
Além disso, está em andamento a instalação da infraestrutura de energia elétrica, sinalização e telecomunicações, que garantirá a funcionalidade completa do novo local. Todas essas atividades estão sob responsabilidade da empresa espanhola Acciona, principal acionista da LinhaUni, a concessionária que operará o ramal metroviário.
A previsão do governo é que a Linha 6-Laranja seja inaugurada parcialmente em 2026.