Na madrugada de quinta-feira, 14 de março, a concessionária ViaMobilidade conduziu a substituição de aproximadamente 40 metros de fio de contato da catenária, responsável pela alimentação elétrica dos trens da Linha 5-Lilás do metrô. Essa operação ocorreu na área adjacente à Estação AACD-Servidor e o Mobilidade Sampa acompanhou.
A necessidade dessa substituição foi identificada durante uma inspeção preventiva realizada pela equipe de manutenção na madrugada de 24 de janeiro de 2024. A partir dessa constatação, um estudo e planejamento minuciosos foram elaborados para executar os procedimentos necessários durante a madrugada, momento em que as estações estão fechadas, evitando assim impactos na operação dos trens.
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Uma equipe composta por 11 funcionários diretos, liderada por Luiz Felipe Brandão, gerente de manutenção de rede aérea e via permanente da Linha 5, deslocou-se até o local utilizando um Veículo de Manutenção de Rede Aérea (VRA) e o Vagão de Bobina (VAG).
Para garantir a segurança dos trabalhadores, o trecho precisou ser desenergizado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e os trabalhos começaram por volta da 1h. A substituição foi coordenada meticulosamente, com cada colaborador conhecendo precisamente suas tarefas, dada a importância de evitar erros que pudessem atrasar o serviço. Com o tempo limitado, visto que às 4h as inspeções na linha começavam e às 4h40 a operação comercial era retomada, a pressão era alta.
O trabalho foi concluído com sucesso, e às 03h50, a equipe já se preparava para recolher o veículo de manutenção e liberar a via.
De acordo com Brandão, as manutenções preventivas são feitas conforme o planejamento da área de engenharia, e quando identificado algum ponto de alerta, a equipe tem até 60 dias para realizar a manutenção corretiva no local.
Em 2023, a concessionária substituiu 1640 metros de fio de contato. Para 2024, a ViaMobilidade planeja substituir 3 quilômetros. Até março, aproximadamente 500 metros já foram substituídos.