Na madrugada de quinta-feira, 14 de março, a concessionária ViaMobilidade conduziu a substituição de aproximadamente 40 metros de fio de contato da catenária, responsável pela alimentação elétrica dos trens da Linha 5-Lilás do metrô. Essa operação ocorreu na área adjacente à Estação AACD-Servidor e o Mobilidade Sampa acompanhou.
A necessidade dessa substituição foi identificada durante uma inspeção preventiva realizada pela equipe de manutenção na madrugada de 24 de janeiro de 2024. A partir dessa constatação, um estudo e planejamento minuciosos foram elaborados para executar os procedimentos necessários durante a madrugada, momento em que as estações estão fechadas, evitando assim impactos na operação dos trens.
Uma equipe composta por 11 funcionários diretos, liderada por Luiz Felipe Brandão, gerente de manutenção de rede aérea e via permanente da Linha 5, deslocou-se até o local utilizando um Veículo de Manutenção de Rede Aérea (VRA) e o Vagão de Bobina (VAG).
Para garantir a segurança dos trabalhadores, o trecho precisou ser desenergizado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e os trabalhos começaram por volta da 1h. A substituição foi coordenada meticulosamente, com cada colaborador conhecendo precisamente suas tarefas, dada a importância de evitar erros que pudessem atrasar o serviço. Com o tempo limitado, visto que às 4h as inspeções na linha começavam e às 4h40 a operação comercial era retomada, a pressão era alta.
O trabalho foi concluído com sucesso, e às 03h50, a equipe já se preparava para recolher o veículo de manutenção e liberar a via.
De acordo com Brandão, as manutenções preventivas são feitas conforme o planejamento da área de engenharia, e quando identificado algum ponto de alerta, a equipe tem até 60 dias para realizar a manutenção corretiva no local.
Em 2023, a concessionária substituiu 1640 metros de fio de contato. Para 2024, a ViaMobilidade planeja substituir 3 quilômetros. Até março, aproximadamente 500 metros já foram substituídos.