O trem 8580 (H580), que sofreu danos durante um alagamento no ABC Paulista em 19 de janeiro, está atualmente em fase final do processo de manutenção da máscara frontal.
Durante o incidente, a frente do trem foi parcialmente danificada, exigindo restauração. É importante ressaltar que os danos foram apenas estéticos e não comprometeram os sistemas de maior importância da composição, como o engate e a estrutura metálica rígida da caixa.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
A empresa CAF, fabricante do trem, é contratualmente responsável pela manutenção da série 8500, o que inclui o reparo em caso de acidentes. Portanto, a responsabilidade pelo conserto do trem danificado recai sobre a CAF de acordo com os termos contratuais estabelecidos.
Segundo nota da CPTM ao Mobilidade Sampa, o trem tem previsão de retorno à operação até o início de abril. “Não há impacto para o passageiro, pois a CPTM conta com reserva técnica de trens para circulação”, destacou a companhia.