Distrito Federal: 16 novos ônibus são entregues para linhas do Paranoá e do Itapoã

A partir desta sexta-feira (08), os passageiros do Paranoá e do Itapoã que utilizam as linhas 0.761 e 0.764 contarão com 16 novos ônibus do tipo Super Padron. Os coletivos zero-quilômetro substituirão os antigos articulados que atingiram o limite de dez anos de uso, conforme a legislação vigente.

Os novos ônibus, fabricados de acordo com as normas Euro 6, possuem 14 metros de comprimento, capacidade para 86 usuários (45 sentados e 41 em pé) e estão equipados com ar-condicionado.

Além disso, são movidos a diesel, com um motor que reduz em 80% a emissão de gases poluentes e libera 50% menos partículas no ar. Todos os 16 veículos são da Viação Pioneira.

Cada uma das linhas, 0.761 e 0.764, receberá oito novos ônibus, que têm como destino a Rodoviária do Plano Piloto, passando pela Ponte JK. Ambas as linhas operam diariamente, totalizando 123 viagens por semana.

O subsecretário de Operações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), Márcio Antônio de Jesus, destacou que, neste momento, ocorrerá apenas a substituição dos veículos. No entanto, a equipe técnica da pasta acompanhará a transição e realizará ajustes conforme necessário.