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sexta-feira, março 1, 2024

ViaMobilidade recebe 13° novo trem da série 8900 (frota A)

A concessionária ViaMobilidade recebeu o décimo terceiro novo trem da série 8900 (frota A), de um total de 36 composições encomendadas, que estão sendo fabricadas pela Alstom.

O A13 segue o mesmo padrão dos demais trens da série 8900, com passagem livre entre os carros, ar condicionado, portas largas, entre outros.

Os trens fazem parte do pacote de investimentos de R$ 4,1 bilhões para os três primeiros anos de concessão, em contrato válido por 30 anos. As composições adquiridas pela ViaMobilidade contam com oito carros (vagões).

Essas unidades são mais leves, pois são feitos de aço inoxidável e com durabilidade prevista de 40 anos. Para o conforto do passageiro, possuem salão contínuo e trazem tecnologias de ponta: ar-condicionado, contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Visando a segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas.

O novo trem vai passar um período de testes, para posteriormente ser entregue para a operação comercial com passageiros.

Frota A (série 8900)

Composições já entregues e sua situação:

  • A01 – Em operação desde o início de junho;
  • A02 – Em operação desde agosto;
  • A03 – Em operação deste outubro;
  • A04 – Em operação deste novembro;
  • A05 – Em operação deste dezembro;
  • A06 – Em operação deste dezembro;
  • A07 – Em operação deste dezembro;
  • A08 – Em operação desde janeiro;
  • A09 – Em fase final de testes e de comissionamento;
  • A10 – Em fase final de testes e de comissionamento;
  • A11 – Em fase final de testes e de comissionamento;
  • A12 – Em fase final de testes e de comissionamento;
  • A13 – Em de comissionamento.

As demais composições seguem sendo fabricadas pela Alstom.

Tecnologia moderna e itens de conforto

Com design moderno, as novas composições trazem as cores cinza e verde para fazer alusão às linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, respectivamente. Além disso, os trens são mais leves, feitos de aço inoxidável com durabilidade de mais de 40 anos, possuem janelas e portas mais amplas. Outra vantagem é que consomem menos energia elétrica.

Para garantir o conforto dos passageiros, as composições são equipadas com ar-condicionado e vêm com salão contínuo, que permite liberdade de movimento dos passageiros entre os carros.

Além disso, possuem pega-mão para pessoas de diversas estaturas e espaços reservados para pessoas com deficiência, além de assentos com sinalização de uso preferencial.

Os trens também trazem tecnologias modernas: contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Visando a segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas.

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    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

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