Tuneladora já escavou mais de 500 metros de túneis na expansão da Linha 2-Verde

Já foram concluídos mais de 500 metros de túneis na via da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, entre Vila Prudente e Penha. A máquina Shield, conhecida como Tatuzão, está se aproximando da futura estação Vila Formosa. Nesse trecho, foram retirados 61 mil m³ de terra e foram instaladas 2.681 aduelas de concreto, que compõem os 383 anéis que revestem o túnel.

O presidente do Metrô de São Paulo, Júlio Castiglioni, juntamente com o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antônio Assalve, e o diretor Meca, acompanharam de perto o avanço dos trabalhos. Além de entrar na Shield e observar a colocação de alguns dos anéis, foi possível acompanhar as atividades nos canteiros das estações Santa Clara e Santa Isabel. Nestas estações, destaca-se o método de construção, que concentra os acessos em um poço para chegar ao nível das plataformas e da via.

A expansão da Linha 2-Verde, realizada pelo Metrô de São Paulo, é motivo de orgulho para a Companhia e seus colaboradores. Trata-se de uma das maiores obras de infraestrutura da América Latina na atualidade, abrangendo oito novas estações e 8 km de via comercial entre Vila Prudente e Penha. A nova extensão conectará-se às linhas 3-Vermelha do Metrô e 11-Coral da CPTM, facilitando o deslocamento dos moradores da região Leste e redistribuindo o fluxo de passageiros pelo sistema.

Em um futuro não tão distante, a Linha 2-Verde se estenderá até Guarulhos, representando uma inovação, já que o Metrô até então estava restrito à cidade de São Paulo. Com esse trajeto, será a primeira vez que o Metrô alcançará a região metropolitana.

https://www.instagram.com/p/C3phmTaurbM/?img_index=1