A Prefeitura de Taboão da Serra e o Governo Federal assinaram nesta segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024, o documento que transfere um trecho da rodovia Régis Bittencourt (BR-116/SP) para a administração do município.
O evento contou com a presença do prefeito de Taboão, José Aprígio, e de Renan Filho, Ministro de Estado dos Transportes, além de outras autoridades, marcando a cerimônia que celebrou o ato.
O Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, realizou a transferência de um trecho de 6,5 quilômetros da BR-116, a rodovia Régis Bittencourt, para o município. Com isso, a Prefeitura de Taboão terá autonomia para realizar cruzamentos, alças e retornos, visando melhorar o tráfego de veículos na cidade e região.
A assinatura do ministro dos Transportes, Renan Filho, oficializou a transferência. Agora, esse trecho que corta a cidade na Grande São Paulo deixa de ser responsabilidade federal e passa a ser municipal, permitindo novas obras nesta parte da estrada que liga a capital paulista ao sul do país.
Anteriormente, qualquer intervenção na via deveria ser realizada pela União ou necessitava de uma autorização específica. Com a mudança, a realização de obras como troca de asfalto, sinalização, novos acessos e outras ações podem ser conduzidas pelo município, sem depender da esfera federal. A BR-116 em Taboão da Serra é uma das principais vias da cidade, cortando-a ao meio, sendo atendida por linhas intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) entre Embu, Taboão e São Paulo.