21.6 C
São Paulo
quinta-feira, abril 25, 2024

Obras do Aeroporto de Guarujá devem começar nos próximos dias

O Comando da Aeronáutica (Comaer) e a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) emitiram uma portaria conjunta autorizando o início da primeira fase das obras do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, no litoral de São Paulo. A ordem de serviço está programada para ser assinada na próxima terça-feira (27), e o prazo para o início das obras é de cinco dias a partir dessa data.

A Portaria de Zoneamento Civil-Militar foi assinada durante uma reunião realizada na última quinta-feira (22) em Brasília, com a participação de representantes do Ministério de Portos e Aeroportos, Prefeitura de Guarujá, Comaer e SAC.

A publicação da portaria é crucial devido à área militar da Base Aérea, estabelecendo as diretrizes do zoneamento local. Durante a reunião, foram ajustados os últimos detalhes para a publicação da ordem de serviço da primeira fase do aeroporto.

Todos os procedimentos técnicos foram concluídos, permitindo que o município autorize o início das obras. De acordo com a Prefeitura de Guarujá, a formalização da assinatura da ordem de serviço ocorrerá na próxima terça-feira (27), às 10h, no Paço Municipal Moacir dos Santos Filho.

Além disso, o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio da Costa Filho, participará de uma vistoria técnica na Base Aérea, onde os trabalhos serão realizados, com a data ainda a ser definida entre o Ministério e a Prefeitura.

Obras do Aeroporto

As obras da primeira fase do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá incluem a reforma e adequação da pista de pouso e decolagem. A empresa vencedora do processo licitatório foi a Terracom Construções LTDA, que apresentou uma proposta no valor de R$ 19 milhões, atendendo a todas as exigências do edital financiado pelo governo federal. As obras compreendem a adequação da pista, drenagem e área de taxiamento, implantação de cercamento e sinalização, além da construção de um terminal de passageiros provisório.

De acordo com a Prefeitura, a primeira fase das obras tem um cronograma de execução de seis meses, a partir da emissão da ordem de início dos serviços. O projeto global do aeroporto contempla um total de quatro fases.

Após a conclusão da primeira fase, a implantação do terminal de passageiros terá início, possibilitando pousos e decolagens de aeronaves para até 72 passageiros, como jatinhos e turboélices.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS