CPTM inicia implantação de painéis com comunicação digital interativa em duas estações

A CPTM está implantando painéis com comunicação digital interativa para divulgação de informações de prestação de serviço sobre a circulação de trens para melhorar a experiência e a jornada do passageiro nos seus deslocamentos. Inicialmente, as estações Palmeiras-Barra Funda e Brás estão recebendo os equipamentos, que passarão por testes e operação assistida ao longo dos próximos meses.

Os equipamentos contemplam diferentes formatos e tamanhos, como totens em LED, painéis e monitores digitais e vídeo wall, com funções indicativas e direcionais.

A partir do 1º trimestre de 2024, os passageiros que se deslocarem pela estação Palmeiras-Barra Funda poderão utilizar painéis touchscreen distribuídos ao longo do percurso, desde o acesso até o embarque. Sobre a linha de bloqueios também haverá painéis de linha corrida. Próximos aos acessos, as pessoas poderão pesquisar o mapa do transporte metropolitano, dos arredores e das linhas da CPTM, regulamentos de viagem, orientações de alerta e campanhas educacionais operacionais.

Já os painéis das plataformas terão informações sobre a operação das linhas, tempo estimado de chegada do próximo trem, destino do trem e possibilidade de inclusão de outras informações operacionais para melhorar a experiência do passageiro. As informações serão atualizadas de forma automática, em tempo real, e com comunicação direta com o CCO – Centro de Controle Operacional.

Na sequência, a estação Brás também terá à disposição dos passageiros o mesmo parque de equipamentos para informações.

Com investimento total nesta primeira fase de R$ 14,7 milhões, a comunicação digital interativa tem a proposta de aprimorar ainda mais a conexão com o passageiro, além de ter aspectos de sustentabilidade e modernidade por reduzir as comunicações impressas e orientações fixas.

“A implantação da comunicação digital interativa sempre foi uma meta para CPTM. Nosso objetivo maior é que o passageiro, por meio do acesso prévio às informações, possa planejar melhor sua jornada otimizando o tempo de viagem. Sabemos que tempo é uma prioridade no cotidiano das pessoas e ajudar nos deslocamentos é uma forma de contribuir para a qualidade de vida”, explica Pedro Moro, presidente da CPTM.

Comunicação visual digital

Em 2022, os primeiros monitores para comunicação digital foram implantados nos acessos da Estação Brás e, atualmente, 48 estações da CPTM já dispõem desses painéis. Por meio deles são realizadas a divulgação de informações operacionais programadas e campanhas operacionais e educativas.