O que abre e fecha em São Paulo no Ano Novo

Confira neste post o que abre e fecha em São Paulo no Ano Novo e programe-se.

O QUE ABRE E FECHA EM SÃO PAULO

25 DE MARÇO

Confira aqui o que abre e fecha na 25 de Março no fim de ano.

ABASTECIMENTO

Abertos

  • Todos os mercados e sacolões no dia 31;
  • No dia 01/01, o Sacolão Avanhandava;
  • Observação: Mercado Guaianases, reabre apenas no dia 4. Mercados Ipiranga, Lapa, Pinheiros, Tucuruvi, Vila Formosa reabrem no dia 2 e Sacolão da Lapa, no dia 7.

Fechados em 1º de janeiro

  • Todos os mercados e sacolões.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Funcionamento dos equipamentos nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2024:

  • Abertos: Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Centros de Acolhida, Central de Vagas, Núcleos de Convivência para População de Rua, Repúblicas, Casa Lar, Instituto de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa. 
  • Fechados: Supervisão de Assistência Social (SAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centros POP, Núcleo de Proteção Jurídica (NPJ), Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), Centro para a Juventude (CJ), Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP), Núcleo de Convivência para Idosos (NCI), Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD), Centro Dia para Idosos (CDI), Centro de Referência do Idoso (CRECI), Circo Escola, Serviço de Assistência Social à Família (SASF), Centro de Convivência Intergeracional (CCInter), Centro de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM), Serviço de Proteção Social às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (SPVV), Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (MSE-MA), Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.

AVENIDA PAULISTA

Funcionamento do Programa Ruas Abertas na Avenida Paulista:

  • Dias 31/12 e 01/01 – programa suspenso na Avenida Paulista, em razão da festa de Réveillon.

BANCOS

Funcionamento das agências bancárias no fim de ano:

  • 01/01 – fechados

Lotéricas

As lotéricas têm autonomia para decidir se abrem ou fecham durante os feriados, segundo a Caixa Econômica Federal.

BOM PRATO

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social informou que os 31 restaurantes da rede Bom Prato atenderão à população no feriado de Ano Novo. Veja a relação:

DatasUnidadesRefeição e horário
31/12Todos os 73 restaurantes fixosAlmoço especial de véspera de Ano Novo – 12h às 15h
01/01Todos os 73 restaurantes fixosAlmoço especial de Ano Novo – 12h às 15h

Confira aqui os cardápios de Ano Novo, e véspera, nos restaurantes da capital.

Horários de funcionamento nos demais dias:

  • 7h – Café da Manhã
  • 10h30 – Almoço prioritário para idosos
  • 11h – Almoço
  • 17h – Jantar

Saiba mais sobre o programa Bom Prato e endereços das unidades fixas e móveis.

BRÁS

Confira aqui o que abre e fecha no Brás no fim de ano.

CARTÓRIOS

Para saber o funcionamento dos cartórios, os interessados devem entrar em contato direto com o cartório. Acesse o site oficial dos cartórios e localize o mais próximo.

CDHU

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação informou que a CDHU não terá expediente nos dias 30 e 31/12 e 01/01. Com exceção dos postos que ficam nas unidades do Poupatempo, que seguirão o horário de funcionamento do programa.

CENTROS ESPORTIVOS

Os Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer funcionarão das 6h às 18h no dia 31 de dezembro. Em 1º de janeiro as unidades estarão fechadas, exceto a pista de skate do Chuvisco (Avenida Jornalista Roberto Marinho, 9624/9674) e do Centro de Esportes Radicais (Avenida Presidente Castelo Branco, 5700).

Clique aqui para ter acesso aos endereços.

CICLOFAIXA DE LAZER

A Ciclofaixa de Lazer funcionará parcialmente no dia 31 (exceto trechos da Corrida de São Silvestre). Em 1º de janeiro, estará desativada.

CORREIOS

No dia 1º de janeiro de 2024 não haverá atendimento nas agências dos Correios.

No dia 31 de dezembro (véspera do feriado de Ano Novo), por ser domingo, também não haverá expediente. O atendimento será retomado, respectivamente, no dia 2 de janeiro de 2024.

No sábado, dia 30 de dezembro, os Correios irão funcionar normalmente, em todo o país, somente nas agências que abrem aos sábados.

Já a Central de Atendimento dos Correios – CAC, funcionará com o efetivo reduzido no dia 2 de janeiro de 2024. Nos demais dias, a CAC funcionará normalmente de segunda a sexta, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 14h, exceto domingos e feriados.

DEFESA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO

A Defesa Civil do Estado ficará à disposição por meio do Núcleo de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone (11) 2193-8888 e e-mail defesacivil@sp.gov.br.

DIREITOS HUMANOS

Os equipamentos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania irão funcionar da seguinte forma durante os feriados de final de ano (31 de dezembro e 1º de janeiro):

Abertos

  • O Centro Especializado para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua funcionará no dia 31 de dezembro, das 9h às 17h e no dia 1º de janeiro, das 9h às 14h;
  • Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua em 1º de janeiro;
  • Estação Cidadania Pop Rua;
  • Estação Vidas no Centro – dia 31/12, até às 15h. Dia 01/01, a partir das 14h;
  • Casa da Mulher Brasileira e Serviços de Acolhimento.

Fechados

  • Polo Cultural da Terceira Idade e o Posto Avançado;
  • Pessoas Desaparecidas – Posto Avançado; somente o WhatsApp institucional estará ativo para recebimento de desaparecidos localizados.

Fechados em 1º de janeiro

  • Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial;
  • Ouvidoria de Direitos Humanos;
  • Serviços de Inclusão Social e Produtiva (Recifram e Reviravolta).

Fechados em 31 de dezembro

  • Centro de Promoção e Defesa dos Direitos da População em Situação de Rua.

Fechados nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro

  • Centros de Referência e Cidadania da Mulher, Postos Avançados do Metrô e Terminal Sacomã, fecharão;
  • CRAI – Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes;
  • Centros de Cidadania e Unidades Móveis LGBTI+.

ENEL SP

As lojas de atendimento da Enel Distribuição São Paulo em toda área de concessão estarão fechadas na próxima segunda-feira, 1º de janeiro, feriado de Ano Novo, retornando às atividades na terça-feira, 2 de janeiro. 

ECOPONTOS E PÁTIOS DE COMPOSTAGEM

Ecopontos:

Fechados no dia 31 de dezembro, além de 1º de janeiro.

Pátios de compostagem:

  • Dia 31, fechado das 14h às 18h;
  • Dia 1º, fechado.

EDUCAÇÃO

MUNICIPAL

As unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) terão seu funcionamento suspenso em 31 de dezembro de 2023 e 1º de janeiro de 2024. Nos demais dias, abrirão normalmente:

Horário de funcionamento

  • De segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 22h
  • Sábados e domingos, das 8h às 20h

Observação: Nas unidades que mantêm o atendimento à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e/ou UniCEU/UAB, o horário de funcionamento do CEU se estende até às 23h.

FAB LAB LIVRE SP, TELECENTROS E DESCOMPLICA SP

Unidades do Fab Lab

  • Galeria Olido, Vila Itororó, Centros culturais São Paulo, Penha e da Juventude, além do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes) – fechadas a partir de segunda-feira (18/12) até 1º de janeiro;
  • CEus Heliópolis, Anhanguera e Vila Rubi – fechados no dia 1º de janeiro;
  • Sub-Itaquera (Casa da Memória de Itaquera) – fechados somente no dia 1º de janeiro;
  • Parques Chácara do Jockey e São Joaquim/Guarapiranga – fechados no dia 1º de janeiro.

Telecentro

Unidades fechadas entre os dias 18 de dezembro e 1º de janeiro.

Descomplica

Postos fechados entre os dias 25 de dezembro e 1º de janeiro.

FAZENDA

MUNICIPAL

O Centro de Atendimento da Fazenda (CAF) funcionará no dia 02/01, das 10h às 17h, mediante agendamento prévio pelo link. O CAF não realiza atendimento aos sábados.

ESTADUAL

Os postos da Fazenda no Estado de São Paulo estarão fechados no dia 1º de janeiro e voltam a funcionar normalmente no dia 02/01.

FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE

Os postos de doação da Fundação Pró-Sangue Clínicas e Osasco funcionarão no sábado (30/12), excepcionalmente, das 8h às 16h, já os demais postos não funcionarão. Para mais informações acesse aqui

METRÔ, CPTM E EMTU

As empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão operação especial para o Ano Novo.

CPTM

Nos dias 31/12 e 01/01, a circulação de trens das linhas da CPTM será equivalente à de um domingo. Após a operação comercial de domingo (31/12), todas as estações estarão abertas somente para desembarque e transferência.

EMTU

Já a operação das linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU será equivalente à programação de domingos nos dias 31/12 e 01/01. No dia 30/12, a operação seguirá a tabela horária de sábado.

Metrô

A operação do Metrô será ininterrupta no Réveillon.

Do domingo (31) para segunda-feira (1°), as estações Paraíso, Brigadeiro e Trianon-Masp, todas na Linha 2-Verde, ficarão abertas para embarque e desembarque durante toda a madrugada, atendendo assim ao público que for para a Avenida Paulista. Já todas as demais estações do Metrô, das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata permanecerão abertas para embarque e desembarque até às 2h da madrugada do dia 1° e, depois desse horário, continuam funcionando apenas para desembarque dos passageiros.

Por questões de segurança, a estação Consolação, na Linha 2-Verde, parada mais próxima do local onde ocorrerão as apresentações musicais e queima de fogos em comemoração à chegada do Ano Novo, será fechada para embarque às 16h do domingo (31) e reabre às 4h40 de segunda-feira (1°). Os passageiros que necessitarem desembarcar por esta estação serão direcionados para a área de transferência da Linha 4-Amarela, onde poderão desembarcar pela estação Paulista.

INSS

O atendimento normal das agências do INSS é de segunda a sexta-feira, exceto feriados nacionais. Assim, não haverá atendimento no dia 1º de janeiro de 2024, feriado da Confraternização Universal.

Já a Central Telefônica 135 funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília). Não haverá atendimento humano no dia 1º, apenas atendimento eletrônico.

LIBERDADE

Funcionamento do Programa Ruas Abertas na Liberdade:

  • Dias 31/12 e 01/01 – funcionamento normal, das 9h às 16h.

MINHOCÃO

https://www.instagram.com/p/C06kkv4uZMr/

PARQUES

MUNICIPAIS

Neste fim de 2023 os parques municipais naturais e urbanos fecharão três horas antes de seu horário regular no dia 31 e abrirão três horas mais tarde em 1º de janeiro de 2024. Os horários de cada unidade estão disponíveis aqui

Clique aqui para ter acesso a mais informações. 

ESTADUAIS

Confira aqui os horários de funcionamento dos Parques Urbanos administrados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.

PARQUE IBIRAPUERA

https://www.instagram.com/p/C0wR-5eup_y/?img_index=1

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

As 20 unidades do Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI) no Estado não irão realizar atendimento às pessoas com deficiência no dia 01/01.

Para mais informações, acesse aqui.

POUPATEMPO

PREVISÃO DO TEMPO

Saiba como fica a previsão do tempo em São Paulo no site da Climatempo.

PROCON SP

O Procon-SP informou que no feriado de Ano Novo, as audiências, o setor administrativo, a Ouvidoria e os postos avançados localizados dentro de delegacias, funcionam normalmente até 29/12 (sexta-feira), reabrindo em 02/01/2024 (terça-feira).

Os Núcleos Regionais da Fundação Procon-SP em Sorocaba, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e São José dos Campos também seguem essa programação.

Os postos de atendimento presencial no Poupatempo Sé e Santo Amaro terão a seguinte programação de atendimento: fecham 29/12 (sexta-feira) e reabrem 02/01/2024 (terça-feira).

Os consumidores que, por qualquer motivo, precisarem registrar alguma reclamação, poderão fazê-lo diretamente pelo site, que funciona 24 horas todos os dias da semana, inclusive em feriados.

RECEITA FEDERAL

Não haverá expediente nas unidades da Receita Federal na segunda-feira, dia 1º de janeiro.

RODÍZIO DE VEÍCULOS

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, informou que o Rodízio Municipal de Veículos estará suspenso para os veículos de passeio (automóveis) a partir de terça-feira, dia 26 de dezembro. Vão continuar valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

O rodízio municipal para veículos fica suspenso até sexta-feira, dia 5 de janeiro de 2024, voltando a vigorar a partir da segunda-feira, 8 de janeiro. Vale lembrar que a Operação Horário de Pico (rodízio municipal de veículos) restringe a circulação de veículos no Anel Viário da Cidade nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.

Clique aqui e saiba mais.

SABESP

A Central de Atendimento Telefônico (telefones 195 e 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias, inclusive nos feriados. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388 8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias.

Na Agência Virtual, onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas, todos os dias da semana.

O atendimento automatizado pelo chat é feito 24 horas por dia. Já com os atendentes funciona diariamente das 8h às 21h, inclusive no feriado de Ano Novo, pelo link.

Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também é normal todos os dias, durante as 24 horas. Já na Ouvidoria (0800 055 0565) não haverá expediente no feriado de 01/01.

Agências

Todas as agências de atendimento presencial da Sabesp estarão fechadas em 1º de janeiro, assim como os postos das unidades do Poupatempo e do Descomplica SP. Também não haverá expediente nas agências Ganhatempo em Barueri e Rede Fácil em Guarulhos. O mesmo vale para o dia 30 de dezembro, último sábado do ano. A agência Resolve Fácil Itapevi permanecerá fechada de 25/12 a 01/01.

De terça a quinta-feira (26/12 a 28/12) o expediente será normal, mas não haverá atendimento presencial na última sexta-feira do ano (29/12) na maior parte das unidades. As exceções são os postos do Descomplica SP, do Ganhatempo em Barueri e da Rede Fácil Bom Clima Guarulhos (das 8h às 12h), que funcionarão em 29/12. O atendimento volta ao normal em 2 de janeiro.

SAÚDE

MUNICIPAL

As Assistências Médicas Ambulatoriais/Unidades Básicas de Saúde (AMAs/UBSs) Integradas da Prefeitura de São Paulo funcionarão normalmente em 1º de janeiro, feriado de Ano Novo; inclusive para vacinação contra a Covid-19 e multivacinação.

Clique aqui para acessar os horários de atendimento das Unidades de Saúde.

ESTADUAL

Durante o feriado de Ano Novo (01/01), os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

As unidades da Farmácia Dose Certa não funcionam na segunda-feira (01/01).

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Jales não funciona na segunda (01/01) e na terça-feira (02/01). O AME Santa Fé do Sul não abrirá na segunda-feira (01/01). Já o AME São José do Rio Preto não abrirá na segunda (01/01) e na terça-feira (02/01).

O Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) e o Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), na Zona Leste da Capital, também não funcionarão na segunda-feira (01/01).

As Farmácias de Medicamentos Especializados (FME) não terão expediente na segunda-feira (01/01). Confira aqui o funcionamento.

SHOPPINGS

Confira aqui o funcionamento dos shoppings de São Paulo e Região Metropolitana no Ano Novo.

SPTRANS

A SPTrans informou que nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, Ano Novo, o atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes será das 6h às 19h, exceto no Terminal Guarapiranga que está temporariamente fechado devido às obras.

Já os postos Central da SPTrans, Jabaquara e Santana estarão fechados e retornam ao funcionamento normal na terça-feira, 2 de janeiro.

Clique aqui e veja todas as informações sobre o atendimento da SPTrans no fim de ano.

Operação dos ônibus e Tarifa Zero

A frota do sistema de transporte coletivo municipal aos domingos (31) e no feriado de Ano Novo (01/01), será correspondente a cerca de 4.830 ônibus em circulação.

Aos domingos e no feriado de Ano Novo os passageiros têm o benefício da Tarifa Zero e poderão se deslocar, da 0h às 23h59, sem realizar o pagamento da tarifa, somente utilizando o Bilhete Único para passar pela catraca. Quem estiver sem um Bilhete também terá a gratuidade garantida, pois o cobrador irá liberar a passagem.

SUBPREFEITURAS

As 32 subprefeituras estarão fechadas no dia 1º de janeiro, segundo o Decreto Municipal n° 62.140.

SUPERMERCADOS

Confira aqui o funcionamento dos supermercados de São Paulo e Região Metropolitana no Ano Novo.

TRABALHO

Em virtude das festividades de fim de ano, as unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e a rede de Coworking Teia estarão temporariamente fechadas no dia 1º de janeiro.

Exceto as unidades do Teia Centro, Cidade Tiradentes, Lapa, Perus e Taipas, que entrarão em recesso a partir de 18/12, retomando suas atividades em 8 de janeiro.

Os demais serviços serão retomados normalmente nos dias subsequentes, a partir de 2 de janeiro.

Clique aqui para mais informações.

CULTURA

MUNICIPAL

No período das festas de fim de ano, os equipamentos culturais da Prefeitura de São Paulo estarão fechados durante o Ano Novo, em 30 e 31 de dezembro, assim como em 1º de janeiro. Confira aqui.

ESTADUAL

A programação de Museus, Oficinas Culturais, Bibliotecas e Fábricas de Cultura, instituições da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo está disponível aqui.