Cidade de São Paulo deverá ter tarifa zero nos ônibus a partir de dezembro

A cidade de São Paulo deve adotar a tarifa zero nos ônibus já a partir de dezembro. Segundo o prefeito Ricardo Nunes, inicialmente, a tarifa zero valerá aos domingos ou no período noturno.

A ideia é alavancar o comércio e a vida noturna da capital paulista no fim de ano e fazer um monitoramento sobre uma possível adoção de tarifa gratuita permanente nos dias úteis.

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“O que a gente está pensando, e ainda não está definido, é iniciar o processo para sentir como vai ser o comportamento, se a tarifa zero ela vai trazer realmente um ganho para a economia, um movimento econômico maior. E a ideia é que a gente inicie dando o transporte gratuito para domingo ou para o período noturno. É uma das duas situações, que a gente vai colocar”, afirmou o prefeito.

“Pode ser no domingo, ou pode ser no período noturno. A ideia que está mais sendo apreciada é de domingo. É um dia que não tem tanta movimentação e para o domingo ter o aquecimento da economia. Fazer girar a economia, pensando na geração de emprego, renda e no fortalecimento econômico da cidade”, completou.

Ricardo Nunes disse que já conversa com o relator do orçamento de 2024 na Câmara Municipal para que a adicione na proposta uma rubrica de R$ 400 a R$ 500 milhões para bancar essa nova gratuidade.

O valor seria complementar aos R$ 5,1 bilhões que já consta na proposta de orçamento do próximo ano para pagar os subsídios extratosféricos às empresas de ônibus da cidade.

”A gente está conversando com o relator da lei orçamentária na Câmara, o vereador Sidney Cruz. A gente está definindo isso. Do início aí essa semana, semana que vem, para no relatório final do orçamento do ano que vem estar previsto, já está rubricado lá o valor que a gente irá colocar para esse processo com relação à gratuidade que pode ser no domingo, ou pode ser no período.. A ideia que está mais sendo apreciada de domingo para a gente poder, não é um dia que não tem tanta movimentação, o domingo tem ele um aquecimento da economia, fazer ele gerar a economia, a gente sempre faz tudo pensando na geração de emprego de renda, no fortalecimento da economia da cidade. É uma das ideias que a gente está discutindo”, disse o prefeito.

Tarifa zero permanente

Sobre a tarifa zero ser permanente, valendo em todos os dias e horários da semana, o prefeito Ricardo Nunes pregou cautela:

“A tarifa zero é bastante complexa. Um sistema que no ano passado custou R$ 10 bilhões. Ao menos R$ 5 bilhões a gente teve de arrecadação de tarifa e R$ 5 bilhões a prefeitura colocou em subsídio, em números redondos. São mais de 12 mil ônibus [rodando por dia]. Então, qualquer movimento tem que ser muito bem pensado, estudado e planejado. O que eu não vou fazer é tirar dinheiro da Habitação e da Saúde, para colocar no transporte”, declarou Nunes.

Subsídios às empresas de ônibus cada vez maiores

O pagamento em subsídios às empresas de ônibus na capital já atingiu o valor de R$ 5,3 bilhões neste mês de novembro é já o maior da história da cidade, pelo terceiro ano consecutivo.

Esse valor ainda deve crescer até o fim do ano, uma vez que 2023 ainda não terminou e, no ano passado, só no mês de dezembro, a prefeitura desembolsou R$ 650 milhões para subsidiar o transporte público da cidade

Confira o gasto da prefeitura com às empresas de ônibus nos últimos oito anos:

  • 2023: R$ 5,3 bilhões (até novembro)
  • 2022: R$ 5,1 bilhões
  • 2021: R$ 3,4 bilhões
  • 2020: R$ 3,3 bilhões
  • 2019: R$ 3,1 bilhões
  • 2018: R$ 3,3 bilhões
  • 2017: R$ 2,9 bilhões
  • 2016: R$ 2,5 bilhões

Justificativa do prefeito sobre o pagamento extratosférico de subsídios

Nunes justificou o pagamento alto em subsídios no congelamento da tarifa de ônibus, no valor de R$ 4,40. Pra 2024 o valor deverá ser o mesmo, já que Nunes vai tentar se reeleger concorrendo à Prefeitura da capital.

“O aumento atual do subsídio é para manter a tarifa nos R$4,40. Sem ele, era para estar em torno de R$ 8. Nós tínhamos, em 2019, nove milhões de passageiros por dia. Hoje são apenas sete milhões. Nós estamos mantendo a tarifa congelada para poder atrair mais passageiros para o transporte coletivo e desincentivando o transporte individual. E a manutenção da tarifa baixa, faz parte desse processo”, declarou.