Prefeitura de São José dos Campos dá primeiro passo na licitação para novos ônibus

A Urbam (Urbanizadora Municipal) realizou, nesta sexta-feira (24/11), a sessão presencial da licitação realizada para a locação dos ônibus elétricos, que substituirão a frota convencional do transporte coletivo de São José dos Campos.

A empresa Master Solution Logística Ltda apresentou proposta para a adjudicação do contrato, seguida da apresentação dos documentos de habilitação exigidos no edital. A proposta foi de R$ 2.846.013.062,40.

Em virtude da complexidade da licitação, o certame foi suspenso pela Urbam para a análise dos documentos de habilitação financeira e operacional, que contará com o apoio de equipe técnica especializada.

Após a análise será designada uma nova data para prosseguimento da sessão pública.

Trata-se de nova etapa para implantação do novo transporte público, como definido pela Prefeitura de São José dos Campos. A licitação é para os veículos (sem motoristas).

A frota exigida é totalmente zero quilômetro, composta por 400 ônibus, 100% elétricos (divididos em três modelos), com ar-condicionado e outras comodidades, como carregador USB.

Em outro momento, será realizada licitação para o sistema de carregamento e, se necessário, da energia elétrica. A contratada fará ainda a manutenção preventiva dos veículos.

A Urbam será responsável pela gestão do contrato de locação. Além da locação da frota e infraestrutura, a Urbam também será responsável pela gestão financeira e pelos meios de pagamento do transporte público na cidade. A Prefeitura fará uma nova licitação para contratação da operação do sistema.