iFood Pedal atinge 16 milhões de entregas

O iFood Pedal, que oferece planos com condições diferenciadas para entregadores no aluguel de bicicletas compartilhadas, convencionais e elétricas, alcançou o marco de 16 milhões de pedidos realizados. A iniciativa, que acaba de completar três anos, já evita a emissão de 300 toneladas de dióxido de carbono mensais na atmosfera, somando mais de 4 mil toneladas desde sua implementação.

Além dos resultados ambientais, o iFood Pedal já é responsável por gerar renda para cerca de 22 mil pessoas nas localidades em que está presente – São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Brasília – tornando-se uma importante ferramenta de impacto social positivo.

Recentemente, o programa foi reconhecido com o prêmio SDG Innovation durante o UN Global Compact Leaders Summit 2023, sendo o grande destaque entre os 12 projetos apresentados no encontro global. Realizado em Nova York, o evento teve o objetivo de debater e acelerar o progresso dos ODS mundialmente e o iFood Pedal foi o único case da América Latina selecionado para participar, inserindo o Brasil em um dos mais importantes eventos da ONU. 

“O iFood Pedal foi criado a partir do compromisso público da companhia em ter 50% de suas entregas feitas por modais não poluentes”, explica Fabiane Carrijo, gerente de Vantagens para Entregadores no iFood. “Além disso, o projeto soma ações para o bem-estar dos entregadores, entre elas o acesso aos Pontos de Apoio do iFood com estrutura para descanso entre uma entrega e outra, com água, banheiro e tomadas para carregar o celular”, comenta Fabiane. 

Os profissionais que usam as bikes para realizar entregas também contam com o Pedal Responsa, um curso gratuito sobre segurança no trânsito, que já certificou cerca de 23 mil entregadores até o momento. Além disso, ao ingressarem no programa, eles receberam um kit com garrafinha personalizada, suporte de celular e camisa de proteção UV. 

O iFood Pedal é viabilizado por meio de uma parceria com a Tembici, empresa referência em micromobilidade e soluções para espaços urbanos, oferecendo uma ampla capilaridade de estações para retirada e devolução das bicicletas.