São José dos Campos intensifica fiscalização do transporte clandestino

Em nove meses de operação, a Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com as Forças de Segurança, já realizou 219 ações de fiscalização contra o transporte clandestino de passageiros na cidade.

Ao todo, foram realizadas 2.255 abordagens e as ações resultaram em 19 apreensões de mototáxi e nove apreensões de transporte clandestino escolar.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • As operações de fiscalização foram intensificadas nos últimos dois meses, com 35 ações em agosto e outras 32 em setembro. Juntas, somaram quase quinhentas abordagens.

    Em agosto foram 4 apreensões de mototáxi, seguidas de 5 apreensões, no mês de setembro. No transporte escolar foram realizadas 14 operações de fiscalização nos dois meses, com duas apreensões no período.

    Proibição

    O transporte escolar clandestino é identificado quando não há alvará ou credenciamento na Prefeitura para a prestação do serviço.

    A modalidade de transporte de passageiro por motocicleta, conhecida como mototáxi, não é permitida na cidade, conforme a Lei Municipal 9.647/2017.

    Em ambos os casos, o infrator está sujeito a multa e apreensão do veículo.

    A multa é de R$ 2.830,40 (mototáxi) e R$ 2.993,08 (transporte escolar clandestino).

    Quem tiver informações sobre transporte ilegal de passageiros pode entrar em contato pelo telefone 156, além do site da Prefeitura e do aplicativo.