Pindamonhangaba: obras de ciclovia e revitalização da Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso são iniciadas pela Prefeitura

Diversos moradores que passam pela principal via de acesso a Pindamonhangaba estão questionando o que será realizado com a movimentação de obra que teve início agora no mês de outubro. Trata-se da revitalização de um trecho de 2,7 km da Avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, que receberá também a construção da ciclovia, anunciada recentemente pela Prefeitura do município.

As obras estão acontecendo entre a rotatória do João do Pulo e a região do Distrito Empresarial Dutra e contemplam a implantação de uma ciclovia, reforma no canteiro central com infraestrutura para iluminação central com fios subterrâneos, revitalização das calçadas nos dois sentidos com piso podotátil, sinalização viária vertical e horizontal, dentre outras melhorias.

O projeto da obra foi apresentado no dia 23 de junho junto à Associação Comercial e Industrial do município (ACIP) com a presença de comerciantes e vereadores.
Os trabalhos tiveram início no mês de outubro com a remoção do piso de concreto do canteiro central e têm previsão de duração de 12 meses, totalizando um investimento de R$ 5,8 milhões sob responsabilidade da empresa Multivale.

A secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, afirmou que “esta é a primeira fase do projeto de revitalização e futuramente será realizado também o projeto paisagístico na Nossa Senhora do Bom Sucesso”.

Segundo ela, as ações darão mais dinamismo para a entrada da cidade e irão melhorar a segurança na trafegabilidade da rodovia. Ela ressaltou que a instalação de postes no canteiro central da avenida, com braços de iluminação para os dois lados da pista, aumentará a visibilidade dos motoristas deixando a pista mais segura, além da ciclovia que proporcionará mais segurança para os ciclistas.

O vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos, Ricardo Piorino, frisou que as obras “ajudam a atrair novos investimentos, deixando a cidade mais sedutora para empresários realizarem seus investimentos, pois os empreendedores perceberão que se trata de uma cidade iluminada, segura, planejada, organizada e com pensamento no futuro”.

O prefeito Dr. Isael Domingues lembrou que essa obra será contemplada em sua etapa final com investimentos do Governo do Estado de São Paulo, que já anunciou os serviços de recapeamento de quatro quilômetros do piso asfáltico desta via. As obras serão realizadas em 2024 pela Construtora Kamilos, vencedora da licitação pública.