Guarulhos garante gratuidade na tarifa de ônibus aos candidatos do Enem 2023

O prefeito Guti anunciou na quinta-feira (26/10), em suas redes sociais, que a cidade de Guarulhos irá disponibilizar das 9h às 13h e das 16h30 às 22h ônibus municipais gratuitos para os estudantes que forem prestar o Enem 2023 nos dias 5 e 12 de novembro a fim de estimular o comparecimento às provas. Para garantir o acesso livre bastará ao candidato apresentar o comprovante de sua inscrição na prova e um documento oficial com foto.

Denominada “Ônibus Livre Enem”, a estratégia foi desenvolvida pela Prefeitura ao considerar as causas para abstenção dos dias de prova, que incluem a carência de verba e a dificuldade de locomoção dos estudantes, que muitas vezes são encaminhados a prestar o Enem em áreas afastadas de suas residências. “Nós queremos ver nossos jovens ascenderem e estamos na torcida por eles”, incentivou o prefeito.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Um dos principais índices estudados para a criação do projeto foi a participação de jovens no Enem em 2021, ano de retomada das provas presenciais após a pandemia. Naquela edição, 53% dos estudantes guarulhenses que se candidataram ao exame pediram a isenção da taxa de inscrição de 85 reais.

    “Nosso ganho principal com essa ação é inserir o jovem em situação de vulnerabilidade social na carreira estudantil. Sabemos que para eles é mais do que uma vaga, mas sim a realização de um sonho e a oportunidade de mudarem suas vidas e a de suas famílias”, pontuou o subsecretário da Juventude, César Sousa.