22.6 C
São Paulo
sexta-feira, fevereiro 23, 2024

Carro elétrico e e-bike: quem vence essa disputa?

Moradores de cidades grandes buscam praticidade no seu cotidiano, mas cada vez mais se importam com a sustentabilidade e o custo benefício na hora de se locomover. Com isso, os veículos elétricos ganham espaço no mercado. Diante de falhas no transporte público e alto custo de combustíveis, os consumidores estão cada vez mais interessados em modais sustentáveis e, muitas vezes, surge a dúvida: o que vale mais a pena, os carros elétricos ou as bikes elétricas?

Segundo pesquisa recente realizada pela McKinsey, nos Estados Unidos, mais de 60% dos entrevistados disseram que pagariam mais por um produto com embalagem sustentável. Isso mostra como os  consumidores de hoje pensam na preservação do planeta e buscam a cada dia mais adquirir produtos e serviços que causem menos impacto negativo no meio ambiente. “As pessoas buscam marcas alinhadas aos seus propósitos de vida, principalmente as novas gerações, que se preocupam mais com o planeta, os transportes, e os veículos elétricos são uma alternativa”, afirma Gabriel Arcon, CEO da E-Moving

Pensando nisso, Arcon traçou um comparativo entre esses dois meios de transporte, para ver quem “vence a disputa”: 

Praticidade

Neste quesito, as e-bikes saem na frente, principalmente para pessoas que tem pouco espaços onde moram. “Este é um ponto que muito levam em consideração quando estão fazendo essa escolha, com uma bicicleta elétrica ocupa bem menos espaço que um carro, e os custos de manutenção também são mais baixos que um carro, isso torna tudo mais prático para quem  opta por este meio de transporte”, acrescenta o especialista

Conforto 

De acordo com o empresário, o conforto e o espaço é um ponto importante para parte das pessoas, e nesse aspecto, o carro elétrico pode ser o vencedor. “Quando o assunto é espaço, os automóveis ganham por poder comportar mais passageiros, e com a vantagem de inclinação dos bancos, algo considerado importante para viagens mais longas. No entanto, alguns modelos de bikes elétricas também possuem estofado de boa linha para melhor a experiência dos passageiros e viajantes, pondera Arcon.

Custo benefício

Inegavelmente, as bicicletas elétricas saem na frente no quesito valor investido. “No comparativo, um automóvel elétrico pode custar, em média, R$ 40 mil, enquanto uma bicicleta eletrificada custa em torno de R$ 6 mil, sendo facilmente adquirida, sem a preocupação com itens burocráticos como busca por licenciamento, chapa de identificação, por exemplo. Além disso, outra vantagem é que o deslocamento de bike ao trabalho pode chegar a 5 km, em cerca de 25 minutos, sem gasto nenhum”, ressalta Arcon. 

Segurança no trânsito

Em vista do excesso de veículos como, ônibus, incluindo motos e bicicletas, em meio a disputa por espaço no trânsito com outros convencionais, híbridos ou movidos a gasolina, a segurança também vira algo a ser pensado. “Ambos dependem muito da atenção à direção defensiva de seus condutores, porém, várias pessoas ainda consideram os automóveis como meios mais seguros em relação às duas rodas. O conceito é levado em conta principalmente nas condições climáticas com chuva e pista molhada”, finaliza Arcon. 

Sem congestionamento

O trânsito é um grande problema para quem mora nas cidades, principalmente para aqueles que o trajeto livre levaria menos que 20 minutos. “Os grandes congestionamentos causam muito estresse nas pessoas, e como e-bike isso não acontece além de ajudar a reduzir o trânsito na ruas, provavelmente estará fazendo a mesma rota em menos tempo e ajudando na sua saúde física e mental e claro, contribuindo com o meio ambiente sendo assim a bicicleta elétrica é a melhor opção”, finaliza o CEO. 

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Camilo
    Eduardo Camilo
    Eduardo Camilo é redator de conteúdo dos sites de mobilidade urbana do Grupo PLN.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS