O que abre e fecha em Jundiaí no feriado da Independência

Conforme estabelecido pelo Decreto Municipal nº 31.903/2022, que define como feriado nacional da Independência do Brasil a quinta-feira (07) e como emenda a sexta-feira (08), os serviços e equipamentos públicos municipais vinculados à Prefeitura de Jundiaí poderão ter seus horários de funcionamento alterados ao longo do período e do fim de semana.

Confira abaixo os detalhes:

Os setores administrativos em geral não terão expediente entre a quinta (07) e o domingo (10), retomando o atendimento normal na segunda-feira (11), logo no horário regular de funcionamento. São eles:

  • Paço Municipal;
  • Unidades de Gestão externas;
  • Complexo Argos;
  • Unidades escolares da rede municipal de ensino;
  • Procon – com agendamento prévio pela internet;
  • Fundo Social de Solidariedade (Funss) – Avenida Manoela Lacerda de Vergueiro, s/nº, Anhangabaú;
  • Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) – Avenida União dos Ferroviários, 2222;
  • Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (Iprejun).

Saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as Clínicas da Família, os Ambulatórios, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a Academia de Saúde, o Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO), e os CAPS 2, 3 e Infantojuvenil encerram o expediente nesta quarta-feira (06), e reabrem na segunda-feira (11). Já o CAPS AD fica aberto 24 horas, apenas para acolhidos.

As Unidades de Pronto Atendimento (PAs) da Ponte São João (Rua Santo Antônio, 191) e Retiro (Rua Maria Lúcia de Almeida, 100) funcionam das 7h às 19h (com fechamento dos portões às 18h), para atendimento de síndrome gripal e demanda geral adulto e criança. O PA Hortolândia (Rua Campinas, 58, Vila Hortolândia) e a UPA Vetor Oeste (Avenida Presbítero Manoel Antônio Dias Filho, 155), atendem diariamente, 24 horas, demanda geral adulto e criança, além de síndrome gripal.

As situações de urgência devem ser encaminhadas para o PA Central (adultos) e para a UPA 24h Vetor Oeste (crianças e adultos), diariamente, 24 horas. O Hospital São Vicente de Paulo e o Hospital Universitário (HU) permanecem sem alteração no fluxo de atendimento.

A vacinação vai até quarta (06) nas UBSs e nas Clínicas da Família, conforme o horário de cada sala de vacina. O serviço será retomado na segunda-feira (11).

Cultura

No Espaço Expressa (Avenida União dos Ferroviários, 1760), o setor administrativo da Cultura não terá expediente. Já o uso das salas de ensaios por grupos artísticos seguirá normal para agendamentos já realizados.

Os demais equipamentos culturais seguem abertos durante o período, com programação cultural. A Fábrica das Infâncias Japy (Rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens) abre entre esta quinta (07) e o domingo (10), das 9h às 13h. Na segunda (11), o espaço fecha para manutenção e reabre na terça-feira (12), às 9h.

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro), o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão e seus jardins (Rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro) e o Museu dos Ferroviários (Avenida União dos Ferroviários, 1760 – Espaço Expressa) permanecem abertos entre esta quinta (07) e o domingo (10), das 10h às 17h, e fecham na segunda (11), reabrindo na terça-feira (12), às 10h.

Já a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (Avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos) abre ao público nesta quinta (07), sexta (08) e sábado (09), das 10h às 17h. A Biblioteca fica fechada no domingo (10) e reabre na segunda-feira (11), às 9h.

A bilheteria do Teatro Polytheama (Rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro) funciona somente nos dias em que há espetáculos agendados, portanto, na quinta (07) e na sexta-feira (08), das 10h às 19h, horário em que se iniciam os espetáculos. Já no sábado (09) e domingo (10), a bilheteria permanece fechada. Já a bilheteria on-line do teatro funciona pela plataforma Sympla.

E na Pracinha da Cultura do Vista Alegre – antigo CEU das Artes (Rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110), o setor administrativo permanece sem expediente, mas o espaço segue aberto para uso de suas instalações, como a quadra, a pista de skate e o parque infantil. A programação de oficinas culturais fica interrompida na quinta (07) e sexta-feira (08), e é retomada no sábado (09).

Confira os detalhes da programação na Agenda Cultural.

Mobilidade e Transporte

Por conta do Desfile de Sete de Setembro, haverá bloqueio para o trânsito de veículos na faixa sentido bairro/centro da Avenida Prefeito Luiz Latorre nesta quinta-feira (07), das 7h às 13h. Confira os detalhes.

Já as linhas de ônibus municipais seguirão as seguintes tabelas horárias durante o período:

Durante a quinta-feira (07), as linhas seguem a tabela horária de domingos e feriados.

Para atender aos usuários do transporte coletivo que desejam participar ou assistir ao desfile, serão disponibilizadas linhas especiais até as proximidades da área do desfile. O público deverá utilizar os terminais urbanos e as linhas existentes com destino ao Terminal Central ou Terminal Hortolândia para pegar as linhas especiais.

No Terminal Central haverá a linha especial 301, circulando a partir das 8h. No Terminal Hortolândia haverá a linha especial 302, também com viagens a partir das 8h. Na volta, esses ônibus retornam aos mesmos terminais. A operação será monitorada e, caso haja necessidade, serão realizadas alterações.

Já na sexta-feira (08), as linhas irão circular com a tabela de dias úteis, exceto a linha 577 Circular Paço Municipal, que irá rodar com horários especiais.

No sábado (09) e no domingo (10), as operações são as já praticadas, com tabelas referentes aos sábados, e aos domingos e feriados, sucessivamente.

Mais informações sobre a tabela horária estão disponíveis no site do Situ. Os passageiros também podem acompanhar, em tempo real, os veículos em circulação pelo aplicativo Cittamobi, disponível para smartphones Android e iPhone.

Coleta de lixo

Os cronogramas de coletas orgânica, seletiva cata-treco e seletiva reciclável seguem com normalidade e podem ser consultados no site da Prefeitura.

Feiras e varejões

O varejão noturno da Argos não será realizado nesta quinta-feira (07), devido ao feriado. As demais feiras livres e varejões diurnos funcionarão normalmente. Os detalhes, endereços e horários podem ser consultados no site.

DAE

A sede administrativa da DAE e os Postos de Atendimento da Vila Hortolândia, Ponte São João e Eloy Chaves não terão expediente nesta quinta (07) e sexta-feira (08). Já a unidade da empresa no Poupatempo estará aberta na sexta-feira (08), das 9h às 17h, e no sábado (09), das 9h às 13h.

Em caso de emergência, os munícipes podem entrar em contato com a DAE pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 0133 155, com atendimento 24 horas. Mais informações também podem ser obtidas pelo site da empresa.

Parques

O Parque da Cidade e o Mundo das Crianças, que integram o complexo administrado da DAE Jundiaí, estarão abertos todos os dias durante o período. O Parque da Cidade funciona das 6h30 às 18h, com entrada permitida até as 17h. Já o Mundo das Crianças irá funcionar das 7h às 17h, com entrada até as 16h, com visitação através de agendamento prévio pelo site.

Os demais parques municipais permanecem abertos durante o período, seguindo os respectivos horários de funcionamento.

Complexos esportivos

Os complexos esportivos permanecem abertos, com funcionamento em horário diferenciado, das 8h às 18h, nesta quinta-feira (07), com exceção do Complexo Esportivo Dr. Nicolino de Lucca (Bolão), que funciona das 6h às 18h. No sábado (09) e domingo (10), também das 8h às 18h.

Já na sexta-feira (08), cada equipamento esportivo segue seu horário normal de funcionamento.

O complexo esportivo Antônio Ovídeo Bueno segue fechado para obras.

Jundiaí Empreendedora

O Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping – onde também funcionam o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e o Banco do Povo –, permanecerá fechado nesta quinta (07) e sexta-feira (08).

Assistência e Desenvolvimento Social

O Centro Pop (Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504 – Centro), para o atendimento à população em situação de rua, fica aberto até esta quarta-feira (06), às 17h, retomando o atendimento normal na segunda-feira (11).

Durante o período, as equipes do Serviço Especial de Abordagem Social (SEAS) dão continuidade às ações de busca ativa e ficam disponíveis para acionamento e atendimentos a chamados, 24 horas por dia, pelo telefone (11) 98531-0146.

Serviço funerário

Os cemitérios municipais Nossa Senhora do Montenegro e Nossa Senhora do Desterro permanecem abertos normalmente, das 7h às 17h, para sepultamentos, visitas e reformas de túmulos. O atendimento do velório Adamastor Fernandes segue o funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana.