Greve de funcionários terceirizados afeta venda de bilhetes nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda

Na segunda-feira, 11 de setembro, funcionários de uma empresa terceirizada encarregada da venda de bilhetes nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, entraram em greve, afetando a venda de bilhetes nas estações.

A greve teve início devido ao não pagamento dos salários e benefícios referentes ao mês de agosto, de acordo com relatos dos funcionários. Cerca de 50 funcionários deixaram os postos de atendimento nas bilheterias de todas as estações por volta das 14h50.

A responsabilidade pela contratação e gestão da empresa que faz a bilhetagem nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda é da CPTM. A CPTM informou que a empresa encarregada da venda de bilhetes desistiu da operação. A companhia anunciou que seus próprios colaboradores passarão a cuidar da venda de bilhetes nas estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

As estações Itapevi e Carapicuíba (Linha 8-Diamante) e Grajaú e Osasco (Linha 9-Esmeralda) funcionarão normalmente das 4h à 0h e as demais das 5h às 23h. A empresa também informou que está tomando medidas para aplicar sanções contratuais devido ao descumprimento do serviço por parte da empresa terceirizada.

Leia abaixo a nota da CPTM enviada ao Mobilidade Sampa:

“A CPTM informa que operação para a venda de bilhetes em estações das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda será mantida com a atuação de colaboradores da companhia. As estações Itapevi e Carapicuíba (da Linha 8-Diamante), Grajaú e Osasco (da Linha 9-Esmeralda) funcionarão normalmente das 4h à 0h e as demais das 5h às 23h. Assim que foi notificada da desistência da empresa, a CPTM instaurou um procedimento para aplicar as sanções previstas em contrato pelo descumprimento do serviço. A companhia reitera que todos os pagamentos à empresa foram rigorosamente cumpridos, que avalia outras opções para a manutenção do serviço e que os passageiros também podem obter a passagem via cartões TOP, Bilhete Único e Fidelidade, pagamento via WhatsApp e aplicativo de celular, além das máquinas de autoatendimento para compra e recarga de bilhetes.”

A concessionária ViaMobilidade recomenda os passageiros a adquirir antecipadamente seus bilhetes para evitar eventuais atrasos em suas viagens. De acordo com o contrato de concessão, a responsabilidade pela comercialização dos bilhetes nas estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda permanece sob a responsabilidade da CPTM.

Leia abaixo a nota da ViaMobilidade enviada ao Mobilidade Sampa:

“Devido à paralisação da empresa responsável pelas bilheterias em algumas estações das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que tem contrato de prestação de serviço assinado junto à CPTM, a ViaMobilidade recomenda aos clientes a compra antecipada de bilhetes, como forma de evitar eventuais atrasos nos seus deslocamentos. A ViaMobilidade reitera que, de acordo com o contrato de concessão, a comercialização dos bilhetes nas estações das linhas 8 e 9 segue sob responsabilidade da CPTM.”