Franca: ciclovia do Distrito Industrial a Estação recebe nova pintura

Com o objetivo de proporcionar condições mais seguras para os ciclistas, especialmente nas idas e voltas do trabalho, a Prefeitura de Franca está concluindo a pintura e sinalização da ciclovia existente nas Avenidas Wílson Sábio de Melo, Antônio Della Torre e Santos Dumont. O trabalho está sendo executado por uma equipe da Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) e começou na rotatória existente no Distrito Industrial, próxima ao Pátio de Veículos e a programação prevê chegar até uma outra rotatória na Estação, próximo a rua Simpliciano Pombo.

De acordo com as informações atualizadas neste começo de semana, cerca de 70% dos serviços estão prontos e, na sequência, será feita a pintura na cor branca da linha divisória indicando os sentidos. A ciclovia tem 2,5 de largura e aproximadamente 3 quilômetros de extensão. Este dispositivo instalado no meio dos canteiros das avenidas de grande fluxo é exclusivo para os ciclistas e visa oferecer maior proteção aos seus usuários, pois trafegam num espaço próprio e livre dos automóveis.

Áreas de recuo para motos

Uma outra medida que está em andamento pelas equipes de sinalização, é a ampliação da sinalização das chamadas de “áreas de recuo” para motociclistas, no espaço que antecede aos semáforos. Este local deve ser preservado pelos motoristas, com preferência aos motociclistas. Essa providência já foi adotada em toda extensão da Avenida Brasil e começou a ser implantada nas Avenidas Dr. Ismael Alonso y Alonso e Abrahão Brickmann, na região do Parque Leporace.

Calçada segura

No bairro City Petrópolis, proximidades da UBS em construção e do Canil Municipal, o calçamento com cerca de 200 metros de extensão foi concluído. Outro local contemplado com o calçamento é a rua dos Pracinhas, próximo ao Poliesportivo, também com o serviço terminado, com cerca de 180 metros. A Secretaria de Infraestrutura faz o acompanhamento dos serviços contratados.

Este é um projeto que objetiva melhorar as condições de mobilidade das pessoas, especialmente, aquelas com algum tipo de limitação motora, idosas e cadeirantes em geral. Dezenas de locais foram contemplados com essa melhoria, instalada nas regiões de maior fluxo de pessoas. No Residencial Zanetti, o trecho que terá a calçada está com as obras em andamento. Na Região Norte, na Avenida Geralda Rocha Silva, duplicada e recapeada, foi construído calçamento numa das laterais na nova pista que foi aberta, margeando a área verde.