22.2 C
São Paulo
domingo, fevereiro 25, 2024

São Bernardo inicia oficialmente operação de ônibus 100% elétricos

A cidade de São Bernardo começou oficialmente na segunda-feira, 31 de julho, a operação de ônibus 100% elétricos, movidos a bateria. Após período de testes, a implantação do novo corredor verde entrou em funcionamento na Linha 20 (Parque Imigrantes/Paço), em modelo que é vanguarda na Região Metropolitana de São Paulo e o primeiro no Grande ABC. Com a medida, o município deu o pontapé inicial no processo de substituição gradativa dos atuais veículos a diesel. 

O prefeito Orlando Morando acompanhou pessoalmente o início da circulação de um dos veículos, envelopado simbolicamente na cor verde, tendo como ponto de partida uma viagem no Parque Imigrantes – são 30 quilômetros de trajeto. Nesta primeira etapa de implementação, são sete ônibus modernos, com autonomia de aproximadamente 250 quilômetros. Baseada no conceito de sustentabilidade, a nova tecnologia irá permitir a redução da emissão de poluentes na cidade. 

“É uma alegria entregarmos essa linha verde, 100% sustentável, com circulação de ônibus novos e elétricos fabricados em São Bernardo. Fiz questão de fazer o percurso já com os primeiros passageiros do corredor, que vai funcionar inicialmente com uma frota de sete veículos, compondo a Linha 20 do sistema de transporte coletivo da cidade. É mais tecnologia, qualidade de vida e preservação do meio ambiente”, pontuou o chefe do Executivo municipal, antes de embarcar no ônibus.

A viagem foi acompanhada por Milena Braga Romano, proprietária da Eletra – empresa sediada em São Bernardo e que produz os ônibus elétricos -, por representantes da BR7, responsável pela operação das linhas municipais, e pelo secretário de Concessões e Parcerias, Ademir Silvestre. O investimento é da ordem de R$ 2,5 milhões para aquisição de cada veículo. Juntos, os ônibus cumprem itinerário de aproximadamente 100 viagens por dia e tem demanda diária de cerca de 4.000 usuários.

A Linha 20 atende bairros populosos como Parque Imigrantes, Royal Park, Jardim Marcopolo, Demarchi e Centro. Com tecnologia de tração elétrica, ar condicionado, sem ruídos e emissão zero de gás carbônico ou outros poluentes, os veículos têm capacidade para 70 passageiros.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Igor Roberto
    Igor Robertohttps://noticiando.net/
    Paulistano, empreendedor e pai. Formado em gestão pública e graduando em Direito. É fascinado por temas relacionados a mobilidade urbana e o transporte público. É o redator de conteúdo dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Igor? Envie um e-mail para igor@grupopln.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS