Semana da Saúde: Metrô de São Paulo oferece vacinação contra COVID-19 e gripe, teste de hepatite e controle do colesterol 

Durante o período de 7 a 11 de agosto, os passageiros do Metrô de São Paulo terão a oportunidade de ter acesso às vacinas contra COVID-19 e gripe (Influenza), testagem de hepatite, orientação sobre doenças, cidadania e respeito à diversidade. Essas ações são apoiadas pelo Metrô por meio do Programa Metrô Social. Todos os atendimentos são gratuitos e realizado por profissionais da área da saúde. 

VACINAÇÃO 

Doze estações do Metrô oferecem a vacinação contra a COVID-19 e Influenza em parceria com Secretaria Municipal de Saúde em um esforço conjunto para que os índices de imunização cheguem ao ideal.  

Na segunda-feira (7), das 9h às 19h, a vacinação acontece nas estações Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha e das 8h às 18h na estação Tucuruvi da Linha 1-Azul; das 9h às 17h nas estações Jabaquara da Linha 1-Azul, Sacomã e Vila Prudente da Linha 2-Verde, Tatuapé e Vila Matilde da Linha 3-Vermelha e Sapopemba da Linha 15-Prata e das 9h às 16h nas estações Marechal Deodoro, República e Palmeiras-Barra Funda da Linha 3-Vermelha.  

Na quarta-feira (9) será a vez da estação Corinthians Itaquera da Linha 3-Vermelha e São Mateus da Linha 15-Prata receberem a vacinação das 9h às 19h. 

Já na sexta (11), a vacinação estará disponível das 9h às 16h nas estações Marechal Deodoro, República e Palmeiras-Barra Funda da Linha 3-Vermelha e das 9h às 19h nas estações Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha. 

TESTES DE HEPATITE  

Ação ROTARY 

Até o dia 18 de agosto, 12 estações do Metrô de São Paulo recebem campanha para testagem gratuita contra as hepatites B e C. A ação “Hepatite Zero” é uma iniciativa internacional dos Rotary Clubs.  

Veja a programação:

  • Linha 1-Azul: Estações Sé, Luz, Jabaquara e Portuguesa-Tietê
  • Linha 2-Verde: Estações Paraíso, Clínicas e Vila Prudente
  • Linha 3-Vermelha: Estações Brás, Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda e República
  • Linha 15-Prata: Estação São Mateus

Data: De 28 de julho a 18 de agosto.

Horário: Segunda a sexta-feira, das 16h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h. 

Ação Secretaria Municipal de Saúde  

A Coordenadoria Regional de Saúde irá realizar uma ação de testagem rápida de hepatites. O objetivo é oferecer a população em geral a oportunidade de fazer o rastreio das hepatites B e C. A ação acontecerá simultaneamente nas estações Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha e São Mateus da Linha 15-Prata, na segunda-feira (7), na quarta-feira (9) e na sexta-feira (11), das 9h às 15h30. Profissionais presentes irão conscientizar sobre os riscos e o contágio das hepatites. Em caso de resultados reagentes, os usuários serão encaminhados para unidades de saúde para dar continuidade ao diagnóstico e tratamento necessário. 

COLESTEROL 

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) promove a campanha de Controle do Colesterol na estação Sacomã, da Linha 2-Verde do Metrô, nesta terça-feira (8), das 10h às 14h. A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para controlar os fatores de risco associados às doenças cardiovasculares. O passageiro que participar da ativação receberá um folheto informativo e um brinde, como um coração antiestresse ou um ímã de geladeira.  

CIDADANIA 

“Direitos e apoio à comunidade LGBTIQUIAPN+”  

Na segunda-feira (7) e na terça-feira (8), das 12h às 17h, a estação Bresser-Mooca (área externa) da Linha 3-Vermelha será o local de atuação da Unidade Móvel. O objetivo dessa iniciativa é oferecer atendimento às vítimas de violência, preconceito e discriminação, além de fornecer apoio jurídico, psicológico e social, incluindo orientações para a realização de boletins de ocorrência. Essa ação faz parte do trabalho desenvolvido pelo Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont, que atende na Zona Leste. E tem como premissa o combate à violência e a promoção da cidadania da população LGBTQIAPN+.

Os eventos apoiados pelo Metrô Social contam com a participação de entidades parceiras e tem por objetivo promover a integração e conscientização sobre saúde pública.