Lançamento da pedra fundamental do novo viaduto de Francisco Morato

Anunciado no primeiro dia de janeiro de 2021, durante a cerimônia de posse dos vereadores, do vice-prefeito e da prefeita, o novo viaduto de Francisco Morato a cada dia se torna uma realidade.

A construção de um novo viaduto é uma reivindicação de aproximadamente quatro décadas da população moratense, tanto que foi umas das solicitações mais pedidas durante a realização das plenárias participativas do Plano Plurianual (PPA), realizadas em 2017 e em 2021 em vários bairros da cidade.

E agora, depois de 40 anos da inauguração do primeiro e único viaduto da cidade, as obras do novo elevado serão iniciadas em breve, isso porque foi assinada hoje (21/08), às 10h horas, a ordem de serviço autorizando o início das obras do viaduto que ligará o bairro Nossa Senhora do Rosário (região noroeste) até a Avenida Princesa Isabel, no Parque 120 (região nordeste), passando sobre a via férrea que atravessa a cidade de Francisco Morato. No mesmo evento, será instalada a pedra fundamental do novo viaduto.

Com um investimento total de R$ 31.919.109, 15 milhões, graças a um convênio firmado entre a prefeitura de Francisco Morato (que destinará 19% do valor às obras) e o Ministério das Cidades (que investirá 81% do valor), o novo viaduto será um grande avanço na mobilidade urbana sustentável que promoverá não só melhorias no fluxo do tráfego, mas também maior acessibilidade e condições mais seguras para a travessia da via férrea e na cidade de modo geral.

E as vantagens da construção do novo viaduto são inúmeras. Começando pela facilidade em acessar as rodovias no entorno de Francisco Morato, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região, o que poderá atrair empresas logísticas e aumentar a geração de emprego e renda, até à racionalização do trânsito no centro da cidade, facilitando o tráfego dos cidadãos e visitantes.

Mas não é só o novo viaduto que vai impactar positivamente a vida da cidade e de seus moradores, a obra faz parte de um grande anel viário, com cerca de 8 quilômetros de extensão, que inclui a pavimentação da Estrada dos Porretes e da Estrada do Botujuru, que possibilitará, ainda, a implantação de um corredor de ônibus que ligará a região noroeste à região nordeste do município, que atualmente são atendidas por seis diferentes linhas de ônibus. Tudo isso, e muito mais, faz parte de um Plano de Mobilidade Urbana e de um Plano Diretor muito bem pensados, cujos resultados já estão por aí, com pavimentação de estradas vicinais, construção de muros de arrimo e infraestrutura de vielas.

A cerimônia de assinatura da ordem de serviço autorizando o início das obras e da implantação da pedra fundamental do novo viaduto foi realizada na Rua 6, no bairro Nossa Senhora do Rosário, em Francisco Morato.

E fizeram parte dessa cerimônia a prefeita Renata Sene, o vice-prefeito, Ildo Gusmão, os deputados federais Marcos Pereira e Kiko Celeguim, os deputados estaduais Jorge Wilson Xerife do Consumidor e Maurici, o secretário adjunto do governo do Estado, Marcos Penido, o superintendente da Caixa Econômica, José Luiz Pavaneli, o diretor regional da DER10, Mauro Cardoso, os vereadores Rodrigo Marrone, Adriano Fernandes, Agnaldo Vidali, Anderson da Autoescola, Edson Nepomuceno, Jailton Santos, Jair Sene, João Raposo, Liro Maia, Marcia Della Torre e Nelsinho da Periferia.

A entrega do novo viaduto está prevista para o próximo ano, 2024, e representa um marco significativo no compromisso de Francisco Morato com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), visando uma vida melhor e mais sustentável para seus moradores.