Eletra apresenta no Seminário Nacional NTU a mais completa linha de ônibus elétricos da América Latina

A Eletra participa do Seminário Nacional NTU 2023, nos dias 8 e 9 de agosto em Brasília, com dois novos ônibus elétricos, o 12,1m e o 15m, que já começaram a circular em várias cidades do país.

Esses veículos fazem parte da mais completa linha de ônibus elétricos da América Latina, todos fabricados no Brasil com tecnologia nacional.

A Eletra está lançando este ano cinco novos modelos de ônibus elétrico, desenhados para atender às características topográficas e urbanas de qualquer cidade brasileira ou latino-americana.

E mais o e-Trol, um veículo produzido especialmente para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit).

Os veículos têm tecnologia de tração elétrica e eletrificação Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico e baterias WEG – todas elas empresas brasileiras – e chassi Scania e Mercedes-Benz, fabricados em São Bernardo do Campo.

Confira:

  • Ônibus elétrico 10m – Midi (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 12,1m – (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 12,8m – Padron (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 15m – (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Scania, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
  • Ônibus elétrico 21,5m – Articulado (tração elétrica e eletrificação Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias WEG);
    e-Trol – ônibus elétrico desenhado especialmente para operações em vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit), com um inédito sistema de recarga de baterias durante o trajeto e ampla autonomia sem contato com a rede aérea.
  • Os ônibus elétricos Eletra já circulam em cidades como São Paulo, São Bernardo do Campo, Santo André, Sorocaba, Suzano, Guarujá, Salvador, Goiânia, Curitiba, Vitória e outras.

PAINEL

No Seminário Nacional NTU, a presidente da Eletra, Milena Romano, participará do painel “Caminhos para a descarbonização do transporte coletivo urbano”, no dia 9 de agosto, quarta-feira, às 9h30.

O painel tratará de tendências e alternativas para a migração da matriz energética atual para um cenário de baixo carbono no transporte público; opções tecnológicas disponíveis no mercado brasileiro e lançamentos de novos produtos.

Também devem participar do painel:

  • Adalberto Maluf, Secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima;
  • Maurício Lourenço da Cunha, diretor industrial da Caio;
  • Jurandir Fernandes, presidente honorário da UITP América Latina;
  • Francisco Scroffa, CEO da Enel-X Brasil;
  • Flávio Felipe, gestor de novos negócios da Nansen;
  • Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais Ml e marketing da Marcopolo;
  • Fred Carvalho, jornalista e mediador.

O Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) ocorre nos dias 8 e 9 de agosto no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada (SHTN Trecho 1, Conjunto 1B, Bloco C, Asa Norte).

HISTÓRIA

Segundo Milena Romano, presidente da Eletra, a empresa está preparada para atender à demanda por eletrificação de frotas de transporte público em qualquer cidade do Brasil ou do exterior.

“Nossa meta é nos posicionar no mercado como a maior montadora de ônibus elétricos da América Latina”.

Para enfrentar esse desafio, a Eletra transferiu em 2022 toda a sua operação para uma ampla área industrial de 27 mil m² no km 16 da Via Anchieta.

Na nova fábrica, produzirá 1.800 ônibus elétricos/ano, ou 150/mês, podendo ampliar essa capacidade em até 50%, conforme a demanda.

Nascida e instalada desde 1999 no Grande ABC, coração industrial de São Paulo, a empresa é pioneira em tecnologia de tração elétrica para transporte público e de carga.
Fabrica ônibus elétricos a bateria e trólebus. Também oferece serviços de retrofit (conversão de caminhões a diesel em elétricos).

A Eletra é uma empresa 100% brasileira, com foco em tecnologia de tração elétrica e integração de sistemas elétricos para transporte de passageiros e carga.
Foi fundada em 1999, em São Bernardo do Campo, por um grupo empresarial com mais de um século de experiência em transporte público.