Plataforma tecnológica para cidades inteligentes

A Arc Mobilidade, empresa de transformação digital para cidades inteligentes e mobilidade urbana, desenvolveu uma plataforma que integra de forma inteligente e modular as principais áreas de gestão municipal, desde a mobilidade urbana e até segurança pública, saúde e educação. Já implantado em Osasco, São Sebastião e Taubaté, o Sistema Integrado de Inteligência Modular (SIMM) começa tornar as cidades inteligentes, permitindo que sua infraestrutura seja utilizada de forma mais eficiente e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Com big data, inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, além de modernas ferramentas de conectividade, o SIIM capta milhares de informações em tempo real, codifica, analisa com parâmetros de alta performance, como gêmeos digitais, e apresenta as melhores alternativas para tomada de decisão. Dependendo dos módulos e da configuração, pode se antecipar a ocorrências, alertando a polícia para suspeita de ataque em alguma escola, por exemplo, ou possibilitar respostas mais rápidas a acidentes que exigem a mobilização de ambulâncias para socorro médico.

Tornar as cidades inteligentes é o caminho inevitável para administração municipal, melhorar a qualidade de vida do cidadão, otimizar os recursos do município, promover desenvolvimento urbano sólido e sustentável, aprimorar a gestão da cidade possibilitando crescimento econômico contínuo, e assegurar a integração harmônica da infraestrutura, cidadão e administração.

“O objetivo da plataforma SIIM é levar aos municípios tecnologia de última geração de softwares e hardwares que proporciona integração completa para controle, gerenciamento de mobilidade e serviços públicos com a finalidade de melhorar o nível dos serviços, diminuir a espera, aumentar a segurança e levar conforto aos usuários”, explica Ayrton Camanho Junior, CEO a Arc Mobilidade.

Embora seja comum associar o termo cidade inteligente a uso de tecnologia de informação e comunicação ou a soluções tecnológicas pontuais para problemas específicos, a Arc Mobilidade considera o município na sua totalidade, com visão abrangente de todos os serviços integrados sob uma única infraestrutura de modo a promover a qualidade de vida, fomentar a sustentabilidade e o crescimento econômico.

Assim, a plataforma SIIM oferece opção de vários módulos para integração na gestão pública municipal, como Segurança Pública, Planejamento Municipal, Mobilidade Urbana, Iluminação Pública, Centro de Comando, Energia, Saúde Pública, Meio Ambiente, Educação e Transparência. A estrutura modular e flexível do sistema permite a seleção das funcionalidades adequadas conforme a realidade e necessidade de cada cidade.