É cada vez mais desafiador se locomover pelos centros urbanos. Muito desse caos se deve ao crescimento acelerado e desordenado das cidades, como evidencia o mapeamento Mobilidade Urbana no Brasil, realizado pela Confederação Nacional da Indústria. O estudo destaca, ainda, que a situação se agrava, entre outras coisas, pela saturação do sistema de transporte público, que carece de investimentos estratégicos e gestão adequada e eficiente.
Sempre que esse tema é levantado, torna-se inevitável pensar no quanto as empresas perdem com isso. Ainda que tenhamos a facilidade de trabalhar à distância, muitas empresas e funções demandam que o colaborador cumpra expedientes presenciais, pelo menos, em alguns dias da semana. Imagine o quanto perde-se em produtividade e engajamento quando um profissional chega ao trabalho com o bem-estar prejudicado devido a um trajeto cansativo, desconfortável e/ou inseguro entre casa e trabalho.
Neste cenário o Fretadão, plataforma digital, com aplicativo e site, de transporte compartilhado de ônibus, micro-ônibus e vans pelo Brasil, vem trabalhando e investindo em larga escala quando o assunto é deslocamento saudável nas grandes metrópoles. “Trabalhamos diariamente para que nossos investimentos sejam aplicados na prática aos nossos clientes e que eles sintam essa melhora no dia a dia. Seja um investimento em tecnologia, em segurança ou na qualidade de um utilitário. Os desafios nas grandes cidades são inúmeros, desgastam e interferem na qualidade de vida das pessoas. Pensando nisso, oferecemos um transporte com qualidade e a segurança que um deslocamento em uma grande cidade exige”, explica Antônio Carlos Gonçalves, CEO do Fretadão.
O mais recente investimento da empresa, foi a implementação de sistemas de controle de segurança viária, por meio de uma nova telemetria, para prevenir acidentes de trânsito. O Fretadão investiu em rastreadores de veículos e outras tecnologias de segurança no trânsito, o que permite à equipe da empresa acompanhar o deslocamento dos veículos pelas vias em tempo real. Por meio da plataforma, é possível ter acesso a um dashboard com dados de telemetria que reúnem informações sobre o desempenho dos motoristas, mapeando, por exemplo, excesso de velocidade, além de frenagem, aceleração e realização de curvas bruscas. Isso permite ter dados em mãos para orientar e conscientizar os motoristas quanto a necessidade de desenvolverem uma condução mais segura, confortável e econômica.
“É necessário ter consciência do cotidiano, do trajeto e dos desafios que as pessoas enfrentam nas ruas diariamente. Tendo isso em mente, todo nosso plano de investimento e ações ganham assertividade e se revertem em qualidade de vida para o trabalhador e para o pai de família. As empresas que optarem por esse pensamento, certamente ganharão de alguma maneira”, finaliza Antônio Carlos.