Use o TOP e compre seu bilhete de forma antecipada para ir e voltar do MITA

Quer ganhar tempo e se programar para chegar de forma mais fácil e rápida ao Mita? Caso precise utilizar as linhas de trens e metrô, você pode comprar antecipadamente o bilhete digital QR Code para ida e volta via APP TOP e WhatsApp TOP. O processo de compra digital é simples e rápido, mesmo para quem não tem familiaridade com funcionalidades digitais. Mais recentemente, o passageiro que usa o sistema operacional Android também passou a contar com a possibilidade de comprar e armazenar o bilhete via Carteira do Google.

O Mita acontece nos próximos dias 3 e 4 de junho, durante o dia, com programação diversa capaz de unir públicos de diferentes grupos e gerações. Os shows serão divididos em dois palcos, com mais de 16 atrações, no Novo Anhangabaú, localizado no Centro de São Paulo, espaço recheado de estações do Metrô.

Quer saber mais sobre como utilizar cada uma das opções de compra disponíveis e planejar sua ida e volta ao Mita? Confira as opções de compra antecipada via Plataforma TOP:

Aplicativo TOP

O aplicativo TOP é uma forma rápida de se adquirir bilhetes para embarque na CPTM e no Metrô, além de permitir a recarga do saldo comum do cartão TOP, para quem precisa fazer integração entre as linhas intermunicipais de São Paulo. Disponível para os sistemas Android e iOS, o app possibilita a compra de até 10 bilhetes e pagamento com PIX, débito e crédito.

Uma das vantagens é que os bilhetes QR Code ficam disponíveis por tempo indeterminado e não se desgastam. E, se der um print na tela, poderá utilizar mesmo sem o aplicativo.

O APP é leve e com interface amigável. O processo de compra também é bastante simples:

  1. Baixe o aplicativo no Google Play ou Apple Store;
  2. Faça seu cadastro e crie uma senha;
  3. Clique na opção Comprar Bilhetes;
  4. Escolha o tipo de transporte, com opções de CPTM/Metrô e ônibus e terminais da EMTU;
  5. Escolha o número de passagens que deseja comprar (máximo de 10 unidades);
  6. Adicione uma forma de pagamento:
  • Cartão de crédito das bandeiras Master, Visa, Elo, Diners e Amex
  • Cartão de débito dos bancos Nubank, Banco Original e Banco C6
  • Débito Virtual da Caixa Econômica Federal
  • PIX (um código PIX será gerado para pagar em seu banco)

Após a conclusão da compra, o bilhete estará disponível para uso em seu aplicativo TOP.

WhatsApp TOP

Os passageiros podem comprar até 5 unidades e pagar com o PIX, além de recarregar o Cartão TOP e solicitar atendimento para eventuais problemas. O processo é muito simples. Tudo é feito dentro do aplicativo de mensagens, interface bastante familiar para os passageiros.  Somente o pagamento é realizado no aplicativo do banco, mas o bilhete é enviado dentro do chat no seu WhatsApp. Confira o passo a passo:

  1. Mande um “oi” para o número 11 3888-2200;
  2. Digite 5 e depois digite 1 para adquirir o Bilhete Digital TOP QR Code;
  3. Para envio do comprovante da transação, informe seu nome completo, e-mail e número de CPF;
  4. Depois é só escolher o número de passagens, digitando de 1 a 5.

Ao confirmar a transação, você receberá um Código PIX para copiar e colar em seu aplicativo do banco que tem 20 horas de validade. Feito o pagamento, você receberá os bilhetes QR Code no próprio WhatsApp e o comprovante enviado para seu e-mail.

Carteira do Google para celulares Android

Para fazer uso da nova funcionalidade, basta acessar a Carteira do Google (disponível na Play Store), clicar na opção “Adicionar à Carteira”, localizada no canto inferior direito da tela inicial; selecionar o item “Cartão de transporte público”, e, em seguida, escolher a opção “São Paulo”. Nos resultados, aparecerá a opção de compra de bilhetes pela Plataforma TOP da Autopass – basta selecioná-la e seguir as instruções para efetuar a compra. O pagamento pode ser feito por cartões de crédito ou débito, via Google Pay, sem custo adicional ou taxas. Após encerrar a compra, o bilhete QR Code fica disponível na tela inicial da Carteira do Google. O passageiro, então, precisa apenas aproximar ao visor da catraca a tela do smartphone com o código, aguardar a verificação e seguir viagem.

Pontos de venda

Para quem prefere passar em um estabelecimento comercial e usar o dinheiro para comprar seus bilhetes, uma ótima opção são os 8 mil pontos de venda espalhados pela Capital e região metropolitana. A vantagem é que não é necessário ir até a estação para adquirir os bilhetes, que podem ser comprados perto de casa, do trabalho ou durante o deslocamento. A lista completa dos pontos de venda está disponível para consulta no site do TOP.

Máquinas de autoatendimento

Não deu tempo de passar em um ponto de venda ou ficou sem bateria no celular? Não tem problema, todas as estações do Metrô e CPTM possuem máquinas de autoatendimento. Nesses locais, os passageiros poderão comprar até 2 bilhetes. Algumas dicas valiosas para evitar problemas na hora de utilizar as máquinas de autoatendimento:

  1. As compras do QR Code podem ser feitas com Cartão de Débito e Cartão de Crédito;
  2. As máquinas não aceitam dinheiro. Se essa é sua única opção, se informe sobre os pontos de venda mais próximos (ou utilize as bilheterias);
  3. Os bilhetes são impressos em papel térmico e sensíveis à umidade e produtos como álcool em gel. Também é recomendado guardar por no máximo 72 horas sob risco de desgaste da impressão;
  4. O bilhete estragou? Você pode recuperá-lo nas máquinas de autoatendimento. Mas, para isso, você precisa do código impresso na passagem. Tirar uma foto do bilhete é uma alternativa para preservar os dados em caso de danos e inutilização.