Transporte do Tatuzão: megaoperação para expansão da Linha 2-Verde

O Metrô de São Paulo acompanhou recentemente uma impressionante operação de transporte e descarga das peças que compõem o “Tatuzão”, uma tuneladora tipo shield, que vai escavar o trecho Vila Prudente – Penha da Linha 2-Verde.

Foram utilizadas seis carretas para transportar cerca de 450 toneladas de peças do Porto de Santos até o Complexo Rapadura, na Vila Carrão, incluindo o “Main Drive”, o sistema de propulsão do Tatuzão, com 189 toneladas.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Ao todo, está prevista a subida de 63 peças para São Paulo, de um total de 144 containers vindos do Porto de Santos.

    O “Tatuzão”, batizado de Cora Coralina, possui 98 metros de comprimento, 11,66 metros de diâmetro e pesa 2,1 mil toneladas.

    Essa supermáquina será montada no Complexo Rapadura, na Zona Leste da cidade e iniciará a escavação de 7,5 km de túneis na expansão da Linha 2-Verde no segundo semestre.

    Assista: