Um vídeo que viralizou nas redes sociais na semana passada tem chamado a atenção para a difícil situação dos trabalhadores no transporte coletivo.
Ônibus abarrotados e atrasos frequentes são retratados, destacando a estação Guaianases da Linha 11-Coral da CPTM como exemplo.
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As imagens revelam a falta de espaço e o desconforto dos passageiros, além dos atrasos significativos na rotina diária.
Nas redes sociais, surgem debates sobre a necessidade urgente de melhorias no transporte coletivo para oferecer condições adequadas e eficientes aos usuários.
Muita gente não sabe, mas os passageiros podem e devem reclamar se as linhas de ônibus que utilizam no dia a dia estiverem lotadas frequentemente ou operando com atrasos.
Um dos canais para registrar reclamações é o SP156 da Prefeitura de São Paulo. Segue o passo a passo:
- Acesse o site SP156;
- Selecione o serviço “Trânsito e Transporte“;
- Selecione o serviço “Ainda não encontrou?” e “Ônibus – Linhas e itinerários”;
- Selecione os serviços “Ônibus – Reclamar de veículo com superlotação” ou “Reclamar de intervalo excessivo da linha“.
As seguintes informações são necessárias para registrar a reclamação:
- Número da linha do ônibus;
- Data e horário da ocorrência;
- Local da ocorrência;
- Sentido do ônibus;
- Descrição do que aconteceu;
- Placa do ônibus ou prefixo (o prefixo é uma sequência numérica fixada em vários locais do ônibus).
A solicitação será analisada por uma equipe da SPTrans e o passageiro receberá um e-mail ou SMS avisando sobre a finalização da solicitação.