Manifestação de ambulantes afeta operação de ônibus no Terminal Grajaú

Uma manifestação de ambulantes foi registrada no Terminal Grajaú na noite de sexta-feira, 12 de maio.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram que os ambulantes impediram a circulação de ônibus no interior do terminal e houve confronto com policiais militares.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que durante uma ação de combate ao comércio ilegal, a Polícia Militar foi hostilizada pelos ambulantes, resultando em uma manifestação violenta. Um policial foi agredido e catracas e telões foram danificados. Três homens foram detidos e encaminhados às autoridades policiais para investigação.

Leia abaixo a nota da SSP enviada ao Mobilidade Sampa:

“A Polícia Militar informa que, nesta sexta-feira (12), as equipes realizavam escala de atividade delegada – convênio entre Polícia Militar e Prefeituras – para coibir o comércio ilegal, quando foram hostilizadas por ambulantes, iniciando uma manifestação. Um policial foi agredido com um soco no rosto. Catracas e telões do local também foram danificados, sendo necessário o uso de munição química para dispersar o tumulto, bem como uso de força para conter os agressores. Três homens, de 18, 38 e 46 anos, foram detidos, encaminhados ao Pronto Socorro da região e, posteriormente, ao 101º Distrito Policial. Eles são investigados. A ocorrência foi registrada como dano, lesão corporal e resistência. Foi solicitada perícia para a área do fato e os envolvidos receberam requisições para realização de exame de corpo de delito. A Polícia Civil vai analisar as imagens para individualizar a conduta e identificar outros participantes do ato. A Polícia Militar também apura as circunstâncias do caso.”

A São Paulo Sul, concessionária que opera o terminal, informou que a manifestação foi monitorada pela PM e pertences do terminal foram vandalizados.

Leia abaixo a nota da concessionária enviada ao Mobilidade Sampa:

“A São Paulo Sul agradece o contato e gostaria de informar que a manifestação, ocorrida ontem, 12 de maio, dos comerciantes informais (ambulantes) que comercializam mercadorias não autorizadas e permanecem ilegalmente dentro do Terminal Grajaú, foi monitorada pela Polícia Militar a fim de evitar maiores transtornos e atrasos nas linhas e buscar o menor impacto na circulação dos passageiros.

Os manifestantes vandalizaram e quebraram painéis, televisões, catracas e outros pertences do Terminal Grajaú.

A situação foi normalizada por volta das 19h30 de ontem.”